Título: UE tenta obter unanimidade sobre Kosovo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/12/2007, Internacional, p. A18

Chanceleres buscam convencer Chipre a apoiar independência da província

AP, REUTERS, EFE E FRANCE PRESSE

Os ministros de Relações Exteriores da União Européia (UE) iniciaram ontem conversações com Chipre sobre se o bloco deve reconhecer a independência da província sérvia de Kosovo. O chanceler sueco, Carl Bildt, disse que há ¿uma virtual unanimidade¿ entre os membros, mas Chipre é o único país da UE que se opõe a qualquer declaração de independência unilateral de Kosovo.

Em Pristina, capital kosovar, funcionários albaneses disseram que Kosovo pode declarar a independência antes de maio e pressionaram os ministros da UE a apoiar seu direito à soberania. Os líderes de Kosovo, uma província sérvia em que a maioria da população de 2 milhões é de etnia albanesa, confirmaram ontem que esperarão o apoio dos EUA e da UE antes de declararar a independência, para garantir o reconhecimento internacional do processo.

O prazo de 120 dias imposto pela ONU para a conclusão das negociações expirou ontem, mas nenhum acordo foi alcançado entre os líderes da Sérvia e de Kosovo, apesar da mediação dos EUA, da UE e da Rússia. A Sérvia, que se mantém firme contra a independência de sua província, insistiu ontem que somente a ONU tem a autoridade para determinar o futuro de Kosovo. ¿O processo pertence ao Conselho de Segurança da ONU e a todos os países membros, não à União Européia¿, disse o vice-premiê sérvio Bozidar Djelic.

A Rússia, que apóia a posição da Sérvia e defende mais negociações, advertiu ontem sobre as potenciais conseqüências de uma declaração unilateral. ¿Isso criará uma reação em cadeia nos Bálcãs e em outra áreas do mundo¿, disse o chanceler russo, Serguei Lavrov.

Kosovo vive em um limbo legal sob administração da ONU desde que os bombardeios da Otan, em 1999, expulsaram as forças sérvias da província, acabando com uma campanha de ¿limpeza étnica¿ contra os albaneses kosovares.

Cerca de 3 mil pessoas lotaram ontem uma praça no centro de Pristina para manifestar-se a favor da independência. Agitando bandeiras albanesas e americanas e carregando faixas com os dizeres ¿independência é a única opção¿ e ¿Europa, mostre união¿, os manifestantes reuniram-se diante do Parlamento para pedir a proclamação de um Estado independente. Os albaneses de Kosovo afirmam que, após oito anos de espera, sua paciência se esgotou.

Links Patrocinados Estadao.com.br | O Estado de S.Paulo | Jornal da Tarde | Agência Estado | Radio Eldorado | Listas OESP Copyright © Grupo Estado. Todos os direitos reservados.