Título: Mercado prevê PIB perto de 5% para o ano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/12/2007, Economia, p. B5

Estimativa para resultado trimestral, que será anunciado hoje, é de 1,1% a 2,5% sobre o período anterior

RIO

O Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer de 4% a 5,4% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2006, confirmando a evolução dos investimentos e o aquecimento da demanda interna. As projeções, feitas por 17 instituições consultadas pelo Estado, apontam para um crescimento em torno de 5% este ano.

O governo deve comemorar o resultado hoje, após a divulgação oficial do IBGE. Mas o ritmo ainda é considerado modesto pela maioria dos economistas. Em relação ao segundo trimestre, o avanço será de 1,1% a 2,5%, segundo as estimativas.

¿O PIB deve ter mantido o mesmo ritmo de crescimento marginal que vem mostrando há mais de um ano. O ritmo médio trimestral de expansão entre o primeiro trimestre de 2006 e o segundo trimestre de 2007 foi de 1,1%¿, diz análise da Consultoria LCA, que prevê para o PIB a preços de mercado variação de 4,4% ante o mesmo trimestre de 2006, o que corresponderia a 1,1% ante o segundo trimestre, na série sem influências sazonais.

O bom desempenho da economia este ano tem sido puxado, do lado da demanda, pelo consumo das famílias e pelos investimentos, que, confirmadas as previsões, crescerão pelo quinto trimestre seguido. Pela ótica da oferta, o destaque será a recuperação do PIB agrícola, depois de uma longa sucessão de resultados pífios.

Serviços e indústria deverão manter o bom desempenho apurado ao longo do ano. Analistas do Bradesco, que trabalham com crescimento de 4,8% ante o terceiro trimestre de 2006, estão entre os que destacam a retomada da agropecuária, puxada, principalmente, pela excelente safra de cana no terceiro trimestre.

A corretora Bram avalia que a retomada não se dará apenas pelo estímulo da produção de cana, mas também pela expressiva recuperação dos preços dos grãos. A Corretora Concórdia - que prevê expansão de 5,1% no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2006 e de 1,5% ante o trimestre anterior - destaca que, entre os componentes da demanda doméstica, o destaque ficará por conta dos investimentos.

¿A Formação Bruta de Capital Fixo deverá mostrar expansão de quase 15% em relação ao mesmo período de 2006 e de 5% em relação ao trimestre anterior¿, diz o relatório da corretora. O economista do Banco Fator José Francisco Lima Gonçalves mantém previsão de expansão de 5,35% ante o terceiro trimestre de 2006. Para ele, ¿muito desse resultado virá da indústria¿. FRANCISCO CARLOS DE ASSIS, FLAVIO LEONEL E IRANY TEREZA

Links Patrocinados