Título: STF abre processo contra deputado
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/12/2007, Nacional, p. A17

Asdrúbal Bentes responderá por estelionato, quadrilha, realização de cirurgias ilegais e compra de votos

O deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), vice-presidente da extinta CPI dos Correios, responderá a ação no Supremo Tribunal Federal (STF), por supostamente ter pago cirurgia de laqueadura a 13 mulheres em troca de votos na eleição de 2004, quando concorreu à prefeitura de Marabá (PA). A denúncia do Ministério Público Federal foi acolhida ontem por unanimidade pelos ministros do STF. Eles decidiram que Bentes responderá criminalmente por estelionato, formação de quadrilha, compra de votos e realização de cirurgias de esterilização ilegalmente.

Antes da sessão, o deputado argumentou que as mulheres que prestaram depoimento não o responsabilizaram diretamente pela cirurgia. Portanto, não poderia ser incriminado. ¿Em 45 anos de vida pública, nunca tive problemas¿, afirmou.

Agora, o ministro responsável pelo caso, Carlos Alberto Direito, dará prosseguimento à ação, interrogando o acusado, testemunhas e analisando provas. Depois, levará o resultado das apurações novamente ao plenário do STF. Os ministros decidirão então se o deputado é culpado ou inocente.

MÃO SANTA

Os ministros começaram também a discutir o pedido de ação penal contra o senador Mão Santa (PMDB-PI), denunciado por supostamente ter contratado 913 funcionários fantasmas e desviado o dinheiro de seus salários para sua campanha em 1998. As investigações indicaram que o esquema teria rendido R$ 758 mil a Mão Santa.

O relator Carlos Ayres Britto votou favoravelmente à abertura de ação por peculato, mas o ministro Gilmar Mendes pediu o adiamento da sessão. O julgamento deve ser retomado apenas no ano que vem.

Links Patrocinados