Título: Em um ano, casos de dengue sobem 827% no Sul
Autor: Sant¿Anna, Emilio
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/12/2007, Vida&, p. A26

Paraná responde por mais de 95% dos registros de infecção pelo mosquito `Aedes aegypti¿ na região

Entre janeiro e novembro deste ano, o País registrou 536.519 casos de dengue, 200 mil a mais em relação ao mesmo período de 2006. A região Sudeste continuou em primeiro lugar (190.136 casos) e a Centro-Oeste apresentou a maior incidência - 811 por 100 mil habitantes. A região Sul, no entanto, teve um aumento de 827% de pessoas infectadas.

O crescimento pode, em muito, ser creditado ao Paraná. Dos 50.656 casos confirmados na região neste ano, 48.817, ou mais de 95%, ocorreram no Estado. Considerando-se apenas o Estado, o crescimento foi ainda maior: 864%. As cidades mais atingidas foram Maringá, com 8.356 notificações; Foz do Iguaçu, com 4.630 casos; e Londrina, com 3.777.

Segundo o secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, as atenções agora estão voltadas para o risco de um surto de dengue hemorrágica. ¿Estamos trabalhando num plano de contingenciamento para o caso de uma epidemia de dengue hemorrágica, pois temos os três sorotipos circulando e uma concentração grande de mosquitos¿, afirma. Os municípios mais atingidos se concentram nas regiões de fronteira e nos entroncamentos rodoviários. ¿Essas são portas de entrada para o mosquito e pessoas de outras regiões¿, diz.

Enquanto o Paraná teve um de seus piores anos de contaminação de dengue, seus vizinhos apresentaram resultados bem melhores. O Rio Grande do Sul registrou 1.218 casos e Santa Catarina, 621. O Estado é o único que ainda não teve nenhum caso de transmissão autóctone, ou seja por mosquito infectado no próprio Estado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Maringá, Rosangela Treichel, a posição geográfica do município - no noroeste paranaense - e o elevado índice de chuvas do começo do ano prejudicaram o combate ao Aedes aegypti, vetor da doença. ¿Nossa região é extremamente quente e está em meio ao eixo viário que liga o Estado de Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá¿, afirma. ¿Toda a produção deles é escoada por aqui e esse fluxo de pessoas vindas de outros Estados pode piorar a situação.¿

O município de 300 mil habitantes teve cinco casos de dengue hemorrágica em 2007. Duas pessoas morreram.

A preocupação de Rosangela faz sentido. Mato Grosso do Sul concentra 68% dos mais de 74 mil casos da região, além de apresentar a maior incidência - 3.188 casos por 100 mil habitantes. Com 780.593 habitantes, a capital Campo Grande é a cidade brasileira com o maior número de notificações de pessoas infectadas em 2007: 45.515 casos, seguida pelo Rio, com 21.237.

PREVENÇÃO

Os números da doença neste ano são menores apenas do que em 2002, quando cerca de 800 mil casos foram registrados. De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio e Pernambuco passaram por epidemias de dengue neste ano.

Pouco mais de 80% dos casos foram registrados, no entanto, até maio deste ano. O secretário adjunto de Vigilância Epidemiológica, Fernando Pimenta, ressalta a importância da prevenção. ¿Mesmo fora da água, um ovo do mosquito pode eclodir um ano depois, se entrar em contato com água de novo¿, explica.

Pimenta lembra que a população deve evitar a automedicação e procurar ajuda médica aos primeiros sinais da doença.

Links Patrocinados