Título: Natal da década põe à prova a operação das empresas
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/12/2007, Economia, p. B
Aquecimento das vendas no Natal enfrenta deficiências do transporte e armazenamento de mercadorias
O ritmo acelerado de produção e de vendas na indústria e no comércio cria entraves na logística das empresas neste Natal, que promete ser o melhor da década. Estimativas da Federação do Comércio do Estado de São Paulo apontam para um crescimento de 5,5% sobre 2006. A falta de caminhões para escoar as mercadorias das fábricas para as lojas ampliou a procura por armazéns extras para estocar os produtos até que eles cheguem ao destino.
Muitas indústrias ampliaram turnos de trabalho e reduziram férias coletivas para aumentar a produção - como a Brinquedos Estrela, que cortou pela metade a folga de fim de ano -, mas esse esforço esbarra nas deficiências da infra-estrutura de transporte.
¿A demanda por transporte e armazéns cresceu 40% desde julho¿, conta Robson Granero, diretor da Granero Logística, uma das grandes empresas do setor no Sudeste. Os seis armazéns da companhia, que somam cerca de 100 mil metros quadrados de área de estocagem, estão ocupados com eletrodomésticos, eletrônicos, alimentos industrializados e artigos de vestuário, entre outros. Também as 250 carretas próprias estão 100% contratadas desde setembro. ¿Há uma procura por transporte e armazenagem 50% maior que a capacidade atual.¿
A Latina Eletrodomésticos, de São Carlos (SP), por exemplo, que fabrica máquinas de lavar roupas semi-automáticas, mais conhecidas como tanquinhos, entre outros eletrodomésticos, alugou armazéns para estocar a produção represada pela dificuldade de transporte e por falta de espaço de armazenagem das grandes varejistas. ¿Temos dificuldades de encontrar caminhões em algumas regiões¿, diz o presidente da empresa Valdemir Dantas.
O quadro não é diferente no Norte e Centro-Oeste. O Expresso Araçatuba, com forte presença no transporte de carga fracionada nessas regiões, viu a demanda por fretes crescer 10% neste fim de ano ante 2006, diz o diretor geral, Oswaldo Dias de Castro Júnior. Os 1.300 caminhões que trafegam pela Rodovia Belém-Brasília para escoar a produção da Zona Franca de Manaus enfrentam obstáculos maiores por causa da economia aquecida. ¿As condições da rodovia já eram ruins, e estão agravadas pelo maior fluxo de caminhões.¿
Geraldo Vianna, presidente da NTC & Logística, associação que reúne as empresas de transporte de carga, diz que o último ano crítico do setor por causa do aquecimento da economia foi 2004. ¿Este é o pior momento da logística dos últimos anos, com crescimento de 10%, média na demanda por frete ante 2006.¿ A sobrecarga atual do setor, segundo ele, é resultado da combinação de aumento de vendas no mercado interno com o aquecimento das exportações e de uma frota envelhecida.
Links Patrocinados