Título: Natal virtual deve movimentar R$ 1 bi neste ano
Autor: Vialli, Andrea
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/12/2007, Economia, p. B20
Consultoria prevê recordes para o comércio eletrônico graças ao aumento da renda e à popularização da internet
Este Natal será o mais generoso de todos os tempos para o comércio eletrônico brasileiro. O aumento da renda disponível e o maior acesso à internet devem ajudar as lojas virtuais a faturar R$ 1 bilhão neste Natal, de acordo com a E-bit, consultoria especializada em varejo on-line. A estimativa considera as transações a serem realizadas de 15 de novembro a 23 de dezembro e aponta um crescimento de 45% sobre o mesmo período de 2006, quando as empresas faturaram R$ 693 milhões.
O consumidor, no entanto, deve estar atento. A praticidade de fazer compras pelo computador pode esconder riscos - de a mercadoria não ser entregue no prazo estipulado até fraudes completas, como lojas virtuais que não existem. ¿O comércio eletrônico brasileiro está crescendo e isso acaba abrindo oportunidades para picaretas¿, alerta Patricia Peck, advogada especializada em Direito Digital.
Segundo ela, o consumidor deve suspeitar de lojas desconhecidas que ofereçam produtos com preços muito abaixo da média de mercado. Outro fator de desconfiança é quando a loja só tem como opção de pagamento o depósito bancário. ¿Ofertas sedutoras e pedido de depósito antecipado são fortes indícios de empresas-fantasma. Antes de comprar, é preciso buscar o máximo de informações sobre a loja. Na dúvida, não compre.¿
A precaução vale para lojas renomadas. A associação de defesa do consumidor Pro Teste fez uma prova com 34 lojas virtuais e avaliou aspectos como segurança do site, cumprimento dos prazos de entrega e respaldo aos direitos de troca e devolução das mercadorias. Apenas três lojas on-line - Americanas.com, FastShop e Tok&Stok - se saíram bem em todos os aspectos avaliados.
¿Houve casos de entrega de mercadoria sem nota fiscal, entrega no endereço errado e descumprimento dos prazos. Mas as empresas pecam mesmo é na clareza das informações¿, afirma Maria Inês Dolce, coordenadora da Pro Teste. Outro problema verificado foi a dificuldade na troca e devolução de mercadorias e no reembolso de valores pagos. ¿O consumidor tem assegurado o direito de devolver a mercadoria até sete dias após a entrega¿, diz.
O designer gráfico Douglas de Carvalho usa a internet para compras desde 1998. Já enfrentou problemas em 2 ocasiões que envolviam trocas, e com o mesmo site, o Submarino.com. Na primeira, comprou dois CDs e um deles não era o que pediu. Na época, a empresa não retirava as mercadorias em domicílio, e ele teve de reenviar o produto pelo correio. ¿Consegui efetivar a troca duas semanas depois¿, diz. Na segunda vez, comprou um celular que veio com defeito. A troca demorou mais de um mês para ser feita. ¿Eu enviava vários e-mails para a empresa e eles não respondiam. Após muitas ligações telefônicas e reclamações é que consegui outro aparelho.¿
ATRASOS
Quem pretende usar a internet para comprar os presentes de Natal que estão faltando deve estar atento quanto aos prazos de entrega prometidos pelas lojas. ¿Se a loja prometeu um prazo e, mesmo assim, o produto chegar atrasado, o cliente tem direito a reivindicar um desconto na próxima compra ou outra forma de ser bonificado¿, diz a advogada Patrícia Peck.
Para evitar o `mico¿ de não entregar os presentes a tempo para o Natal, as lojas on-line reforçaram equipes e logística. A Fnac.com, que vende de livros a eletroeletrônicos, reforçou em 30% seu quadro operacional. Eles vão trabalhar em três turnos, sete dias por semana, para dar conta dos pedidos. ¿Na Grande São Paulo, quem comprar até dia 22 de dezembro terá entrega garantida até 24 de dezembro às 18 horas¿, afirma Jerome Pays, diretor da Fnac.com. Segundo ele, o consumidor será avisado da disponibilidade dos estoques.
A Saraiva.com garante o mesmo prazo, para a Grande São Paulo, nas compras de livros, CDs e DVDs. A empresa contratou 60% mais funcionários na operação do armazém e 40% a mais na área de atendimento aos clientes. Os estoques também estão 30% maiores em relação ao mês anterior. A livraria Siciliano.com exigiu um compromisso formal das transportadoras. ¿A garantia de entrega está assegurada no contrato com as empresas de logística¿, diz o coordenador de E-commerce, Diego Cola.
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