Título: No 23º dia da greve de fome, bispo desmaia e é internado
Autor: Lacerda, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/12/2007, Nacional, p. A14

Atriz Letícia Sabatella chora ao saber que STF autorizou prosseguimento da transposição

Após 23 dias de greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco, o bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, foi internado ontem à noite na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial, em Petrolina (PE), por decisão do médico Klaus Finkam. Segundo o médico, isso significa o fim da greve. D. Luiz teve um desmaio à tarde, em Sobradinho (BA), depois de saber que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a liminar que mantinha paralisadas as obras e não aceitou recurso do Ministério Público para suspender o projeto.

Uma UTI móvel levou d. Luiz a Petrolina, que fica a 50 quilômetros de Sobradinho. Logo antes de desmaiar, ele preparava nota sobre a conclusão do STF. ¿É um desalento muito grande¿, disse.

Indagado se o bispo o autorizara a dizer que a greve de fome acabara, Finkam foi incisivo: ¿Sim, ele me autorizou.¿ O médico explicou que d. Luiz estava semiconsciente, com o estado geral comprometido: ¿Ele será internado por determinação minha, para evitar possíveis danos permanentes.¿ Mas a Articulação do São Francisco Vivo, contrária à obra, insistiu em que a greve não acabou e essa decisão só pode ser tomada pelo bispo, quando voltar plenamente à consciência. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse o mesmo.

À noite, já em Petrolina, João Franco Cappio, irmão do bispo, desautorizou a Articulação do São Francisco Vivo ¿ou qualquer outra pessoa¿ de outros movimentos a falar em seu nome. ¿Só quem pode falar pelo frei Luiz é a família e o médico¿, afirmou. ¿A greve de fome acabou.¿

Franco contou que foi ele quem providenciou a ambulância e que o bispo estava na UTI, ¿não por necessidade, mas para ser medicado, porque está muito fraco¿. O irmão insistiu em que d. Luiz foi levado ao hospital com sua autorização e da família. ¿Ele disse, faz o que o senhor achar melhor, doutor.¿

Rita, irmã de d. Luiz, disse que o desmaio de d. Luiz foi resultado das notícias sobre o Supremo. ¿Ele já estava debilitado e levou um choque ao saber da decisão.¿

JULGAMENTO

Em Brasília, a atriz Letícia Sabatella acompanhou o julgamento no STF com outros manifestantes. No fim, Letícia deixou o prédio chorando. ¿Acho que é humilhante para o povo passar por esse nível de insensibilidade tanto do nosso governo como do nosso sistema judiciário.¿

Para o governo, foi uma vitória dupla no STF. Primeiro, o ministro Carlos Alberto Direito derrubou liminar da Justiça Federal que semana passada suspendeu a obra. Depois, o plenário rejeitou o recurso do Ministério Público por 6 votos a 3. ¿Ficou claro que o processo de licença ambiental está de acordo com a lei¿, comemorou o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli.

Com a derrubada da liminar, ainda sem saber do desmaio do bispo, o presidente Lula decidiu rejeitar as duas principais exigências que d. Luiz apresentara em documento - suspensão da obra e redução do volume de água para Pernambuco e Paraíba.

Com as decisões do STF, o governo pode retomar a obra. Segundo o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o primeiro lote da licitação deve ser anunciado hoje.

Links Patrocinados