Título: Alckmin quer definir candidatura já em fevereiro
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2007, Nacional, p. A12

Ex-governador tem dito que não vê problemas em ter o prefeito Gilberto Kassab como adversário

O ex-governador Geraldo Alckmin quer antecipar para fevereiro a definição do PSDB sobre eventual candidatura própria à Prefeitura de São Paulo em 2008. O discurso já tem sido feito por Alckmin e defensores de sua candidatura. Pelo calendário eleitoral, os partidos têm até 30 de junho do próximo ano para escolher seus candidatos às eleições municipais.

¿Tem gente do grupo do holerite dentro do partido que está trabalhando para o o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e esse é um jeito de frear isso¿, disse o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB). ¿Mas ele ainda precisa decidir se será candidato.¿

Apesar de defender a antecipação do processo de decisão interna, o ex-governador ainda mantém em segredo se tem interesse em lançar-se candidato à prefeitura. Há no partido duas correntes antagônicas: uma apóia o lançamento de candidatura própria, com Alckmin à frente da chapa, e outra defende uma aliança para reeleger Kassab em 2008 e Alckmin para governador de São Paulo em 2010.

A pesquisa de intenção de voto divulgada anteontem pelo Ibope deu mais fôlego à tese de que Alckmin tem de ser o candidato do PSDB. A sondagem mostrou que o ex-governador e a ex-prefeita e atual ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), são os favoritos na corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 27% e 24%, respectivamente. Kassab aparece em terceiro lugar, com 12%. Num cenário sem o prefeito, o tucano leva a melhor, com 32% contra 28% de Marta. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

O ex-governador tem dito também que, apesar de acreditar numa aliança DEM-PSDB para 2008, não vê problemas em ter Kassab como adversário. Para os tucanos defensores da candidatura de Alckmin, o partido não tem de aguardar uma definição do PT para escolher seu candidato.

CAMPANHA NA RUA

A preocupação de Alckmin em apressar a definição sobre o rumo do PSDB em 2008 é pôr a campanha tucana na rua mais cedo do que os demais adversários. ¿É a melhor tática, porque, com um candidato definido mais cedo, o partido se mobiliza e parte para a campanha¿, afirmou o deputado estadual Rodolfo Costa e Silva (PSDB). Afastado da mídia desde o fim de 2006, quando foi derrotado na eleição para a Presidência, Alckmin sabe que precisa voltar à cena política, avaliam tucanos.

Ele tem feito isso, comparecendo a reuniões de diretórios do partido e se reunindo com prefeitos paulistas. Em novembro, o ex-governador teve um encontro com 57 prefeitos e 36 ex-prefeitos em Pompéia, interior paulista.

Apoiadores de sua candidatura acreditam que o próprio discurso do PSDB de buscar candidato próprio em todas as cidades de São Paulo pode favorecer o ex-governador. ¿Como explicar que um partido que está querendo ter candidatos próprios em cidades de mil habitantes no Estado abra mão de ter candidato na capital. Acho difícil?¿, comentou Costa e Silva.

Links Patrocinados