Título: Libertação de reféns é iminente
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2007, Internacional, p. A15

Farc devem entregar três colombianos amanhã ou segunda-feira no Estado venezuelano de Amazonas, diz jornal

AP, AFP e EFE

A libertação de três reféns prometida pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deve ocorrer amanhã ou na segunda-feira no Estado venezuelano do Amazonas, na fronteira com Colômbia e Brasil, no sul do país. A informação foi divulgada ontem pelo jornal colombiano El Tiempo, citando fontes não identificadas do governo venezuelano.

O vice-presidente venezuelano, Jorge Rodríguez, negou-se a confirmar a informação, mas afirmou que o governo ¿está preparado desde o primeiro dia¿ para receber os reféns - a ex-deputada Consuelo González de Perdomo, Clara Rojas (a assessora de campanha da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt) e Emmanuel, seu filho de 3 anos. As organizações policiais venezuelanas já estão em alerta para garantir a segurança dos reféns, afirmou à France Presse uma fonte de inteligência.

Segundo o El Tiempo, a libertação ocorreria em algum ponto do Estado do Amazonas com a presença do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que está em Cuba. A senadora colombiana Piedad Córdoba, que ajuda nas negociações com os guerrilheiros, também estaria presente - sua chegada à Venezuela era prevista para ontem. Segundo a France Presse, os reféns provavelmente ¿serão entregues neste fim de semana a um emissário do presidente venezuelano, no sul da fronteira entre Colômbia e Venezuela, e imediatamente transferidos para Caracas¿.

O El Tiempo afirmou que a entrega dos reféns não ocorreria em Caracas ou no Palácio de Miraflores por não se querer demonstrar que a guerrilha tem livre circulação pelo país.

As Farc confirmaram ontem em seu site que libertarão os três reféns como um gesto a Chávez e a Piedad. A agência de notícias Prensa Latina divulgou na terça-feira a entrega de Consuelo, refém desde 2001, de Clara, seqüestrada em 2002, e do filho que ela teve com um guerrilheiro. Além de Chávez e Piedad, o ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner, também poderia participar da libertação, informou o diário argentino Página 12. Há duas semanas, ele recebeu uma carta do líder francês, Nicolas Sarkozy, solicitando que interviesse nas negociações entre Bogotá e as Farc.

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse ontem que está confiante que a libertação dos reféns ocorra em breve. ¿Agora, que estamos às vésperas do Natal, estamos na expectativa de que os seqüestrados sejam libertados¿, disse Uribe, em discurso a militares. ¿Se o grupo terrorista das Farc entregar os reféns ao presidente Sarkozy ou a Chávez, por quem tem consideração, que seja bem-vinda essa libertação.

Links Patrocinados