Título: Achados vestígios de urânio em tubos da Coréia do Norte
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2007, Internacional, p. A19

Governo de Pyongyang nega ter programa de enriquecimento clandestino

THE WASHINGTON POST e AP

Cientistas americanos encontraram vestígios de urânio enriquecido em tubos de alumínio fundido fornecidos pela Coréia do Norte, o que aparentemente contradiz o governo norte-coreano, que havia negado possuir um programa de enriquecimento de urânio clandestino, publicou ontem o jornal The Washington Post, citando fontes diplomáticas e dos EUA.

Anos atrás, os EUA apontaram a compra de milhares de tubos de alumínio da Rússia como uma evidência de que a Coréia do Norte teria tal programa, dizendo que os tubos podiam ser usados em centrífugas de enriquecimento de urânio. Enriquecido a 90%, o urânio pode ser usado em armas nucleares. A Coréia do Norte negou a acusação e, como parte de uma declaração sobre seu programa nuclear prometida para o final do ano, forneceu aos EUA uma pequena amostra para provar que os tubos tiveram uso convencional.

A descoberta dos vestígios de urânio vinha sendo mantida em segredo por funcionários americanos de alto escalão. Eles temiam que a divulgação complicasse o processo diplomático. Agora, os negociadores americanos devem exigir uma explicação detalhada do governo norte-coreano.

A Coréia do Norte fez um rápido progresso na desativação do seu reator nuclear de Yongbyon, que produz um tipo diferente de combustível - o plutônio. Mas recentemente o governo de Pyongyang tem-se mostrado reticente em cumprir os próximos passos cruciais no acordo para acabar com suas ambições nucleares.

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, pediu ontem à Coréia do Norte que honre sua promessa de desmantelar todas suas instalações de armas nucleares e forneça a completa declaração de seus programas atômicos até o final do ano. Dizendo que os EUA não têm ¿inimigos permanentes¿, Condoleezza deixou aberta a porta para um novo relacionamento entre os EUA e a Coréia do Norte.

As fontes disseram ao Post que os tubos também podem ter sido contaminados por outros equipamentos. O Paquistão admitiu ter fornecido à Coréia do Norte um kit de centrífuga de amostra e os tubos podem ter sido contaminados pelo urânio enriquecido do equipamento paquistanês. Autoridades norte-coreanas indicaram aos EUA que os testes com o enriquecimento de urânio não funcionaram e o material adquirido no exterior foi usado em programas convencionais.

Links Patrocinados