Título: Comércio tem o melhor Natal dos últimos 10 anos
Autor: Dantas, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/12/2007, Economia, p. B1

Crédito, recuo dos juros, alta do emprego e da renda e queda do dólar explicam o bom desempenho este ano

As vendas de Natal superaram as expectativas e, na avaliação do comércio, o resultado alcançado é o melhor dos últimos dez anos. A estimativa é que o movimento se mantenha até o fim do mês com as liquidações e troca de presentes, e janeiro inicie com um ritmo de vendas ainda aquecido.

Para o varejo, a expansão do crédito, a queda dos juros, o alongamento dos prazos, o aumento da massa salarial, além da queda do dólar, que reduziu os preços dos produtos importados, principalmente de eletroeletrônicos, explicam o bom desempenho das vendas.

Os indicadores do movimento de vendas a crédito e à vista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que de 1º a 25 de dezembro, comparado com igual período em 2006, houve crescimento médio de 7,9%. É o maior nos últimos dez anos.

Até o dia 25, as consultas ao Usecheque, indicador das vendas à vista, estavam 8,1% acima de igual período em 2006. As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) apontavam aumento de 7,7% na mesma comparação.

O resultado deste ano, observa o economista Emílio Alfieri, da ACSP, só foi superado pelo de dezembro de 1997, quando os indicadores de vendas mostraram aumento de 32,01% em relação ao ano anterior. Mas eram outros tempos, de crescimento acelerado por influência dos primeiros anos do pós-Real, que possibilitou a recuperação do poder aquisitivo.

As compras de última hora, na avaliação dos economistas da Serasa, impulsionaram as vendas em todo o País. Só no último fim de semana, comparado com o mesmo fim de semana de 2006, as vendas cresceram 9,9%, segundo o Indicador Serasa de Atividade do Comércio. Na cidade de São Paulo, a alta foi maior, com expansão de 12,8%.

¿Na véspera do Natal, as vendas ficaram acima do esperado¿, diz o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida. No dia 24, o comércio teve vendas 8,5% acima da mesma data em 2006. Na semana de 18 a 24 dezembro, o aumento foi de 5,3%. Mas ele observa que algumas nuvens, como a pressão inflacionária dos alimentos e as incertezas sobre o rumo da economia americana, podem alterar o bom desempenho do varejo nos próximos meses.

¿Os shoppings tiveram o melhor resultado dos últimos dez anos, puxado bastante pelo consumidor de baixa renda, que teve acesso a um crediário mais elástico¿, diz o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. As vendas, segundo ele, ficaram entre 10% e 12% acima do ano passado.

¿A recuperação da renda das famílias e a farta oferta de crédito contribuíram para os resultados¿, diz o gerente de marketing do Shopping Ibirapuera, Ricardo Portela.

Segundo Carlos Roberto Santos, gerente de marketing do Shopping Taboão, as vendas devem crescer 20% em relação a 2006. ¿Tivemos um aumento do público consumidor das classes C e D que, até o Natal anterior, não consumia em nosso shopping.¿ COLABOROU MARIANNA ARAGÃO

Links Patrocinados