Título: Em 20 municípios, metade dos carros
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/12/2007, Economia, p. B3
Dos 2,415 milhões de veículos vendidos este ano, 50% foram emplacados em 20 cidades, 15 delas capitais
Consumidores de apenas 20 municípios brasileiros compraram metade de todos os automóveis vendidos neste ano. Dos 2,415 milhões de veículos novos comercializados até agora, 50% foram para esse grupo de cidades, enquanto a outra metade foi diluída entre os mais de 5 mil municípios do País. Na lista das que lideraram o boom automobilístico, 15 são capitais.
São Paulo, a cidade que mais concentra carros no Brasil, segue na liderança absoluta do mercado. Na cidade foram emplacados 13,58% dos veículos vendidos de janeiro até o dia 25 deste mês. Espera-se a venda de mais 35 mil unidades até o fim do ano, o que dará volume recorde de 2,45 milhões de veículos, 27% a mais que em 2006.
Belo Horizonte é a segunda no ranking, com 5,4% das compras, seguida por Curitiba e Rio de Janeiro, com respectivamente 4,89% e 4,78% de participação. Além de 16 capitais, estão na lista as cidades paulistas de Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Preto e Santos (leia quadro).
O ranking foi feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), com base nos números de emplacamentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A concentração do mercado de carros é ainda maior se for levado em conta a participação dos Estados. Apenas três deles (São Paulo, Minas Gerais e Paraná) respondem por 52,6% das vendas. Cada um deles domina, por ordem, 33,27%, 10,58% e 8,67% das vendas nacionais.
O presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, ressalta que nem todos os carros permanecem na cidade onde são emplacados. Um caso típico é o de Curitiba, muito procurada por frotistas e locadoras para burlar a fiscalização de trânsito.
¿A concentração mostra que a indústria automobilística tem de começar a ocupar outros Estados¿, avalia Reze. Em São Paulo, por exemplo, há cerca de dois habitantes para cada automóvel, muito acima da média nacional, que é de oito habitantes por veículo. Segundo Reze, nas localidades com maior concentração de veículos há uma substituição da frota mais antiga. Nas demais, a oportunidade de agregar novos consumidores ao mercado é maior, por isso o interesse das montadoras em crescer nessas regiões.
VENDAS ACUMULADAS
Dados da Fenabrave apontem que, até o dia 25, foram vendidos no País 2,297 milhões de automóveis e comerciais leves e 118,2 mil caminhões e ônibus, totalizando 2,415 milhões de veículos, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas de motocicletas até agora acumulam 1,675 milhão de unidades, 40% a mais que em 2006.
Só neste mês foram vendidos, até terça-feira, 197,3 mil veículos, queda de 16,1% em relação a novembro (explicada por Reze pelo menor número de dias úteis) e de 3,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ainda assim, até agora é o segundo melhor dezembro da história. Em todo o mês de dezembro de 2006 foram vendidos 204,8 mil veículos.
Links Patrocinados