Título: Bush exige de aliado punição para culpados
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/12/2007, Internacional, p. A9

EUA, Rússia e França dizem que democracia no Paquistão está ameaçada

Islamabad

O assassinato da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto recebeu duras condenações de vários governos e organizações ao redor do mundo. O presidente dos EUA, George W. Bush - que tem no líder paquistanês, Pervez Musharraf, um de seus principais aliados na guerra contra o terror -, exigiu que os assassinos de Benazir sejam presos e julgados.

¿Os EUA condenam veementemente esse ato covarde realizado por extremistas assassinos que estão tentando destruir a democracia no Paquistão¿, disse Bush. ¿Os que cometeram esse crime devem ser levados à Justiça.¿ Horas depois, o porta-voz da Casa Branca, Scott Stanzel, informou que Bush falou rapidamente por telefone com Musharraf, mas não deu detalhes sobre a conversa.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, também condenou o ataque. ¿Este é um dia triste para a democracia¿, disse Brown. O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, David Miliband, disse que ficou ¿profundamente chocado¿ com a morte da ex-primeira-ministra do Paquistão. ¿Foi um ataque estúpido. Esses grupos extremistas querem atingir todos aqueles comprometidos com o processo democrático no Paquistão¿, afirmou Miliband.

Em Paris, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, qualificou o atentado de um ¿ato odioso e grave¿. ¿Não há espaço para o terrorismo e a violência no debate democrático¿, disse Sarkozy. ¿Mais do que nunca, é necessário que as eleições paquistanesas sejam realizadas em condições de pluralismo, transparência e segurança.¿

A Índia, histórica rival dos paquistaneses, também reagiu ao atentado de ontem. Manmohan Singh, primeiro-ministro indiano, afirmou que o ato era ¿abominável¿.

¿Perdemos uma líder que lutou pela democracia e pela reconciliação de seu país¿, disse Singh. ¿A maneira como ela morreu nos faz lembrar dos perigos comuns que nossa região enfrenta por causa de atos covardes de terrorismo.¿

TERRORISMO

A Rússia, que também vive às voltas com a ameaça do extremismo islâmico, especialmente na Chechênia, manifestou preocupação com a estabilidade do Paquistão. ¿Condenamos firmemente esse ato terrorista e esperamos que o governo paquistanês tome todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade no país¿, afirmou Mikhail Kamynin, porta-voz do chanceler russo, Serguei Lavrov.

O vice-primeiro-ministro de Relações Exteriores, Aleksandr Losiukov, alertou para o fato de a morte de Benazir poder tornar-se o estopim de uma onda de violência. ¿Estamos indignados e decepcionados com o atentado¿, disse Losiukov.

Em nota oficial, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chamou de ¿covarde¿ o ataque suicida que matou Benazir. Em novembro, a ex-premiê do Paquistão havia apelado para a chanceler alemã para que ela intermediasse um acordo político no Paquistão. Thomas Steg, porta-voz do governo, disse que Merkel estava ¿emocionada e horrorizada¿ com a notícia. Japão, Israel, Turquia, Tunísia e a Liga Árabe também expressaram condenação ao atentado. REUTERS, EFE, AFP E AP

Links Patrocinados