Título: Dúvidas travam mercado cambial
Autor: Graner , Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2008, Economia, p. B3

A edição das medidas tributárias para compensar o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) provocou uma grande confusão no mercado de câmbio ontem. O decreto, que modificou a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), retirou do chamado mercado interbancário de câmbio (onde ocorrem negociações entre as instituições financeiras) a isenção de IOF, passando a tributá-lo em 0,38%.

Com a divulgação da medida na noite de quinta-feira, o mercado diminuiu fortemente a liquidez ontem, esperando explicações sobre a regra. Em entrevista à `Agência Estado¿, de manhã, o secretário-adjunto da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, confirmou a cobrança do tributo, mas sinalizou que o órgão poderia rever a medida. O mercado praticamente parou, esperando um posicionamento da Receita.

O dia terminou com um volume negociado de apenas US$ 193 milhões, ante US$ 3,4 bilhões na quinta-feira. Logo depois do fechamento dos negócios, o Ministério da Fazenda divulgou nota informando que retirará a cobrança de IOF sobre essas operações, que voltarão a ter alíquota zero. ¿Foi um erro grosseiro¿, resumiu o ex-presidente do Banco Central e sócio da Tendências Consultoria, Gustavo Loyola.

Links Patrocinados