Título: Lista de interessados inclui gigantes globais
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2008, Economia, p. B10
A lista de interessados na Companhia Energética de São Paulo (Cesp), na Brasiliana (dona da Eletropaulo e AES Tietê) e na Hidrelétrica de Jirau não pára de crescer e inclui tanto investidores nacionais quanto estrangeiros.
Entre os nomes que podem disputar os negócios estão grupos de peso como CPFL Energia, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Light, a franco-belga Suez, as espanholas Endesa e Iberdrola, a portuguesa Energias do Brasil, o Pátria Investimentos, Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Especialistas não descartam até mesmo a participação de fundos estrangeiros, como BlackStone e o KKR.
Algumas empresas devem entrar nas disputas em associação com outras companhias. É o caso de Cemig, Suez e Energias do Brasil, prevê a analista da corretora Ativa, Mônica Araújo. Segundo ela, boa parte dos investidores tem interesse nos três negócios.
Mas eles terão de avaliar detalhadamente que ativos são mais adequados às suas estratégias, já que os valores envolvidos são bastante elevados. ¿Na CPFL Energia, por exemplo, apesar de o grupo ter interesse na privatização da Cesp, como já declarou, acreditamos que a Brasiliana seja um ativo que produza mais valor para a companhia¿, explica Mônica.
Outra cuidado que os potenciais compradores terão de ter é com o limite de concentração de mercado de distribuição, estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 20%, destaca a diretora da agência de classificação de risco Standard & Poor¿s, Milena Zaniboni. Segundo ela, alguns grupos podem ultrapassar essa determinação ao comprar a Eletropaulo, por exemplo.
O risco maior recai sobre a Cemig, que distribui energia em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Na opinião de Milena, o apetite verificado entre os investidores deverá garantir competição em todos os três negócios. ¿Esse interesse mostra conforto dos investidores em relação às regras do setor.¿
Links Patrocinados