Título: Mercado vê novo corte da Selic só em outubro
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2008, Economia, p. B6
O mercado financeiro está cada vez mais conservador em relação à retomada dos cortes de juro. Há um mês, analistas acreditavam que o Comitê de Política Monetária (Copom) começaria a reduzir a taxa Selic em abril. A inflação mais alta e o noticiário econômico negativo das últimas semanas, no entanto, fizeram a aposta ser adiada. No primeiro relatório Focus de 2008, divulgado ontem pelo Banco Central, economistas sinalizaram que o corte só deve voltar a ocorrer no segundo semestre, em outubro.
No documento, foi mantida a projeção para o juro básico da economia de 10,75% no fim de 2008. Apesar da manutenção desse cenário, o estudo mostra que o mercado está menos otimista. Para os analistas, o ano terá dois cortes de 0,25 ponto porcentual: em outubro e dezembro. O quadro é diferente do visto um mês antes, quando prevalecia a expectativa de que ocorreriam quatro reduções de 0,25 ponto no ano: abril, junho ou julho, setembro e dezembro.
¿Está ocorrendo um ajuste de expectativas porque o mercado contava com um cenário excessivamente benigno até agosto e setembro¿, diz o sócio da Pátria Investimentos, Luís Fernando Lopes. Segundo ele,alguns analistas acreditam na alta do juro em 2008.
Para o economista-chefe da UpTrend Consultoria Econômica, Jason Freitas Vieira, o clima de incerteza deve continuar até, pelo menos, o fim do primeiro trimestre. ¿É preciso esperar mais dados nos EUA para que seja possível avaliar a dimensão dos efeitos da crise.¿
Links Patrocinados