Título: Missão liderada por Chávez resgata duas reféns das Farc na Colômbia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2008, Internacional, p. A12
Bogotá autoriza ação humanitária e guerrilha entrega vice de Ingrid e ex-deputada a militares venezuelanos
San José Del Guaviare, Colômbia
Uma missão liderada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, resgatou ontem da selva colombiana duas reféns que a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) havia concordado em entregar: a ex-deputada Consuelo González de Perdomo e Clara Rojas, candidata a vice-presidente na chapa da senadora Ingrid Betancourt, que concorreu à presidência em 2002. O resgate das duas era esperado desde o dia 18, quando os rebeldes anunciaram que as soltariam como um gesto de boa vontade a Chávez. Uma primeira operação venezuelana, porém, fracassou no dia 31.
Assista vídeos da libertação e da chegada das reféns a Caracas
¿Recebemos Clara e Consuelo das mãos de um comando das Farc. Conversei com as duas e elas estavam muito emocionadas¿, disse Chávez, em discurso transmitido pela TV. ¿Ramón Rodríguez Chacín (ministro do Interior venezuelano e coordenador do resgate) disse-me que elas estão em boas condições.¿
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) supervisionou o resgate na selva. ¿Falei com um dos nossos delegados acompanhando a missão e ele disse que a entrega ocorreu dentro do esperado¿, disse ao Estado, por telefone, o porta-voz do CICV na Colômbia, Yves Heller.
Quando chegaram à base venezuelana de Santo Domingo, perto da fronteira com a Colômbia, a TV Telesul (que tem o governo venezuelano como maior acionista) divulgou imagens do momento do resgate. Clara e Consuelo conversaram com Chávez por telefone e agradeceram-lhe pela mediação. ¿Os que ficaram me pediram que lhe passasse uma mensagem, presidente: Não baixe a guarda¿, disse Consuelo. ¿Obrigada, presidente, te agradeço de toda minha alma¿, disse Clara.
As imagens mostraram as duas se despedindo de guerrilheiros das Farc, que lhes desejaram boa sorte e em seguida voltaram para a selva. Clara, que foi seqüestrada com Ingrid em 2002, e Consuelo, capturada em 2001, deixaram o helicóptero em que foram resgatadas e embarcaram num avião Falcon para Caracas, onde se encontraram com parentes e se reuniram mais tarde com Chávez no Palácio Miraflores.
As duas, segundo a Telesul, também trouxeram provas de vida de outros 16 reféns. A informação foi corrigida depois por Clara Rojas. Ela disse que as Farc enviaram a Chacín provas de vida de oito seqüestrados.
O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, saudou a libertação das duas, mas disse que não se pode esquecer que ainda há centenas de reféns em poder das Farc. Indagado pela âncora da TV Caracol sobre o fato de as reféns terem agradecido apenas a Chávez, sem citarem o governo colombiano, Santos, que já passou oito meses em poder de uma gangue criminosa, procurou evitar polêmicas: ¿Depois de seis anos de seqüestro, fica-se num estado como de choque, a gente se sente caminhando no ar e acho que é um momento difícil de administrar.¿ AFP, AP EFE E REUTERS
Links Patrocinados