Título: PT usou tema para atacar FHC
Autor: Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2008, Nacional, p. A4
Numa palestra para militares, no Rio, em 13 de setembro de 2002, a poucos dias do primeiro turno da primeira eleição presidencial que venceria, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o ponto fraco do então presidente, Fernando Henrique Cardoso, e disse de que forma ele poderia ter evitado o apagão elétrico: ¿Se tivesse a boca menor que os ouvidos e, se ouvisse mais do que falasse, as chances de errar seriam mínimas¿.
O apagão elétrico, que aconteceu com mais força em 2001, mas já ensaiava incômodos blecautes desde 1999, foi o mais eficaz mote da campanha petista em 2002 por duas razões. A primeira, porque era um problema de ampla visibilidade, já que tinha afetado a vida de milhões de cidadãos; a segunda, é que era a cereja no bolo do PT, que criticava as privatizações e via o apagão como uma decorrência das fraturas do sistema implantado pelo governo tucano.
Bem antes da disputa presidencial, no dia 23 de maio de 2001, nota oficial do PT cravava o apagão como a peça de resistência das críticas ao governo FHC. A nota dizia que FHC era ¿chefe de um governo que conduziu o País a uma fase de trevas.¿
Links Patrocinados