Título: Bernardo entra em férias após propor corte de emendas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2008, Fontes, Cida, p. A6

Responsável no governo por negociar os cortes no Orçamento da União para ajustá-lo à perda de receita com o fim da CPMF, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, iniciou ontem um período de férias. Ele só voltará ao trabalho no dia 21 de janeiro.

Bernardo viaja logo após o governo propor aos parlamentares que aceitem um corte de 50% nas emendas de bancadas e a eliminação total das emendas de comissão ao Orçamento, que representariam a supressão de cerca de R$ 8 bilhões no Orçamento. A proposta não é consenso e conta com maior resistência no PMDB, o maior partido da base aliada, que deseja cortes menores nas emendas.

Enquanto Bernardo viaja, reforçando o esvaziamento da Esplanada dos Ministérios neste início de ano, a discussão sobre os cortes perde peso político. O trabalho de adequação do Orçamento de 2008 ao fim da CPMF ficará concentrado no relator, deputado José Pimentel (PT-CE), que discutirá as alternativas com o segundo escalão do Ministério do Planejamento. Dessa forma, definições relevantes sobre a proposta orçamentária só ocorrerão a partir do dia 21, quando, além de Bernardo, também retornam ao trabalho o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e seus principais auxiliares, que igualmente estão em férias desde a semana passada.

Links Patrocinados