Título: Satélite e aviões espiões rastrearam a operação
Autor: Costas, Ruth
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2008, Internacional, p. A18
O comando das Farc, responsável pela libertação de Clara Rojas e Consuelo González, era formado por dez combatentes e um comandante, que não foi identificado, segundo revelaram fontes da inteligência militar colombiana, citadas pela Telesur, de Caracas.
O grupo pode ter sido rastreado o tempo todo que durou a operação por aviões de reconhecimento eletrônico SA1-37, da Força Aérea da Colômbia, dotados de sensores térmicos e de movimento. Embora a região índigena de Tomachipán seja de selva densa, é possivel que sobre ela estivesse apontado o olho digital de um dos 120 satélites de informações mantidos em órbita pelo complexo de 16 agências americanas de inteligência. Circulando na faixa de 322 quilômetros de distância as máquinas de US$ 1 bilhão e perto de 15 toneladas combinam 35 diferentes sistemas óticos - incluindo um por radar - para ver, a longa distância, objetos de 13 centímetros.
Sabendo para onde apontar suas lentes, como no caso da libertação das reféns, o satélite espião pode acompanhar o deslocamento de um pelotão, por exemplo, criando blocos de 700 km² postos em varredura automática. A diferença de temperatura entre o corpo das pessoas, o solo e a folhagem, permite observar a marcha da patrulha visada e mais - antecipar a rota.
Não é um processo infalível. Variações térmicas, anomalias magnéticas, áreas de sombra e as emissões de sinais naturais confundem, em condições favoráveis, o padrão de vigilância. ¿Combatentes de selva sabem como usar essa peculiaridade¿, explica o coronel Jaime Ortiz, das Forças Especiais colombianas. Ortiz explica que ¿basta estar quieto por algum tempo, ou caminhar dentro de um rio¿.
O Brasil utiliza um avião especial para cumprir esse tipo de missão. O R-99B, da Embraer, montado sobre o jato Emb-145, permite examinar áreas no raio superior a 100 quilômetros. Além da imagem, o sistema faz também escuta de telecomunicações.
Links Patrocinados