Título: 'Este ano está igual ao do apagão'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2008, Economia, p. B4

Níveis dos reservatórios em SP e MG são os menores em 5 anos

¿Pescaria é igual lavoura, quanto mais chuva, melhor¿, comenta o pescador João Bosco Martins, 48 anos, desiludido com o baixo nível das águas do Rio Grande no porto da hidrelétrica de Marimbondo, a segunda maior de Furnas Centrais Elétricas (1.440 MW).

No reservatório, em Fronteira (SP), o nível está cerca de 20 metros abaixo do normal. No rio, após a barragem, está quatro metros abaixo do normal. ¿Está igual ao ano do apagão¿, afirma o pescador, lembrando 2001, quando o País enfrentou um racionamento de energia. Com a estiagem, a pesca foi prejudicada. João fatura cerca de R$ 300 por mês com a venda de tucunarés, tilápias e corvinas que pesca nas barrancas do rio. Na cheia, fatura o dobro.

Marimbondo e outros grandes reservatórios das regiões norte e nordeste do Estado de São Paulo e sul de Minas, responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no Sudeste, estão com os menores níveis dos últimos cinco anos por causa da falta de chuvas.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que controla e coordena a geração e transmissão de energia no País, em Marimbondo o nível está em 13,89% da capacidade de armazenamento de água. Desde 2000 não era tão baixo. O menor foi em 2001 (15,55%). O nível da hidrelétrica de Furnas (São José da Barra-MG) está em 56,74% da capacidade de armazenamento de água. Em 2002, o nível de janeiro atingido chegou a 43,77%.

É uma situação bem diferente de 2007, quando as reservas hídricas de Furnas alcançaram 91,02% e as de Marimbondo, 84,40%. Segundo o ONS, o momento crítico desses dois reservatórios contribuiu para a decisão de colocar em operação as termoelétricas para suprir a demanda de energia.

O ONS constatou que as chuvas de dezembro ficaram 73% abaixo da média histórica e, em janeiro, a escassez é de 50%. O órgão afirma que, enquanto não houver uma melhor definição sobre as condições climáticas para os próximos dias, as térmicas continuarão operando para equilibrar o armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas.

O reservatório de Ilha Solteira (SP), terceira maior hidrelétrica do País, também está desde quarta-feira com o nível abaixo do limite mínimo programado para o mês de janeiro. O nível do lago na quinta-feira estava em 325,37 metros, abaixo dos 325,40 metros estabelecidos como nível mínimo para o mês. A capacidade do reservatório estava na quinta-feira em 45,23%.

Mas técnicos da empresa dizem que as condições do reservatório para geração de energia ainda são boas. ¿O nível é baixo, mas não é de assustar ainda, porque as chuvas vão chegar, só estão um pouco atrasadas¿, disse um técnico.

Links Patrocinados