Título: Nenhum secretário tem cartão
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2008, Nacional, p. A6
Em nota divulgada ontem, o governo do Estado de São Paulo afirma que ¿não existe cartão corporativo no governo¿ paulista. ¿Nenhum secretário ou qualquer autoridade estadual possui cartões do governo para qualquer tipo de gasto. Nenhum servidor possui cartões para pagamento de despesas pessoais.¿
Segundo a nota, um sistema eletrônico permite fazer gastos do dia-a-dia. ¿As secretarias com maior gasto são as que se destacam na prestação de serviços diretos ao cidadão e precisam manter as maiores estruturas de pessoal, viaturas e unidades¿, diz o texto, com referência às áreas de saúde, educação e segurança. De acordo com o governo, a variação dos gastos de 2006 para 2007 é inferior ao crescimento das despesas totais do Estado.
A nota frisa que o Estado não usa cartão de crédito. Os cartões de despesa são na modalidade débito, atrelados ao limite de despesa dos órgãos. Cada cartão é emitido para um tipo de despesa. Para cada cartão é designado um gestor, que realiza as operações e presta contas. Saques não são feitos pelo servidor que usará o produto comprado, mas pelos ordenadores de despesas.