Título: Evo e governadores da oposição chegam a acordo sobre Carta
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2008, Internacional, p. A11
Depois de mais de oito horas de negociação, o presidente boliviano, Evo Morales, e os governadores dos nove departamentos (estados) do país - seis deles da oposição - chegaram a um acordo que pode pôr fim à crise política que ameaça fragmentar a Bolívia. Na madrugada de ontem, Evo e os governadores decidiram encomendar a uma comissão mista a combinação de aspectos controvertidos do projeto da nova Constituição.
A comissão será encarregada de ¿propor e sugerir¿ a eliminação de possíveis ¿contradições¿ ao projeto constitucional - aprovado pelos deputados governistas da Assembléia Constituinte em 9 de dezembro -, como os estatutos autonômicos e uma lei que prevê financiar bônus a idosos com recursos retirados da renda regional.
Ontem, o governo também anunciou que vai deter a divulgação do texto do projeto de Constituição a pedido dos governadores opositores, que o consideram ¿ilegal¿. Segundo o porta-voz do governo, Alex Contreras, a decisão é um compromisso de Evo com os governadores. ¿Foi pedido ao presidente (o fim da divulgação do projeto de Constituição) e o presidente mostrou que é de seu interesse que o diálogo siga e não tem problemas com a suspensão dessa campanha¿, disse Contreras.