Título: Bebê sobrevive a tornado no Tennessee
Autor: Nashville
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2008, Internacional, p. A11

As equipes de resgate já tinham vasculhado uma vez o local. Parecia improvável que pudesse haver mais alguma coisa por ali. Estava escuro e chovia, e em meio aos escombros deixados pelo tornado que passara pela região, encontraram mais três pessoas mortas. Alguns dos corpos tinham sido lançados a centenas de metros de suas casas e estavam num emaranhado de galhos de árvores, do outro lado da estrada, no Condado Castalian Springs, noroeste de Nashville, Tennessee.

Então os socorristas tropeçaram em Kyson. O menino, de 11 meses, vestindo apenas fraldas e uma camiseta, estava estendido, em meio aos escombros, sobre um gramado, a cerca de 100 metros do apartamento onde vivia a família. Seu rosto estava coberto de lama e grama.

¿Não é um boneco, está vivo¿, gritou David Harmon, de 31 anos, socorrista do Condado de Wilson. No início, David achou que era um boneco de plástico.

Para surpresa dos socorristas, Kyson tinha sobrevivido, após ser levado por ventos que tinham provocado a morte da sua mãe, de 23 anos, lançando-a a centenas de metros na direção oposta. ¿Ele tinha frio e estava aterrorizado. Seus olhos pareciam contemplar o vazio¿, disse Keith Douglas, diretor interino dos serviços médicos de urgência do Condado de Sumner, que também estava no local.

Esse tornado que arrancou Kyson de sua casa foi um entre as dezenas que devastaram o sul do país na terça-feira à noite e na manhã de quarta-feira, matando pelo menos 55 pessoas e provocando grande destruição. Os ventos causaram milhões de dólares de prejuízos e deixaram mais de 200 feridos. O presidente George W. Bush deve viajar hoje ao Tennessee, o Estado com maior número de mortos (31), para avaliar os danos.

¿É um milagre que ele não morreu¿, disse Doug Stowell, de 45 anos, avô de Kyson, que seguiu para o local na quarta-feira à noite e encontrou a filha morta e o neto vivo.

Essa devastação se repetiu em cinco Estados, Arkansas, Kentucky, Tennessee, Alabama e Mississippi, quando mais de 60 tornados atingiram essas regiões. Outros tornados também atingiram o Missouri e Indiana.

Em um hospital de Nashville, Ferina Ferrington contou a uma TV local que ela, o marido e sua filha pequena entraram na banheira ao perceber a aproximação do tornado. ¿Lembro de ter voado pelo ar. Foi realmente assustador. Então, houve um silêncio e vi que nossa casa havia sumido.¿

A família Stephens era muito unida. Alguns membros moravam na mesma estrada em Holland, região central de Kentucky, por isso o nome Stephens apareceu várias vezes na lista de mortos e feridos pelos tornados. Linda, de 53 anos, e Hunter, seu neto de 2 anos, morreram. E sete outras pessoas com o mesmo sobrenome ficaram feridas. WASHINGTON POST E REUTERS

Links Patrocinados