Título: Amazônia precisa de políticas estruturais
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2008, Vida, p. A13

Para especialistas, medidas atuais não trazem soluções de longo prazo

É improvável que o governo consiga reverter a tendência de aumento do desmatamento na Amazônia ainda neste ano, segundo o diretor da ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi. Para ele, a depredação da floresta não pode ser resolvida com políticas imediatistas, focadas em repressão policial e embargos econômicos. ¿O que interessa é enfrentar a questão de forma estrutural. Temos de planejar mais para o médio e longo prazos¿, disse.

Assista à íntegra do debate

Smeraldi participou ontem de um debate no jornal O Estado de S. Paulo, organizado pela TV Estadão, ao lado do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Alexandre Coutinho.

¿O desmatamento é um fenômeno extremamente heterogêneo; não pode ser tratado com políticas generalistas¿, disse Coutinho. Segundo ele, o País já dispõe de estudos e tecnologias eficientes para prever onde e quando o desmatamento vai ocorrer. Falta usar melhor essas ferramentas, integrando as imagens de satélite à realidade do campo e às particularidades de cada região.

Links Patrocinados