Título: Adjunto assume cargo de Matilde interinamente
Autor: Eich, Neri Vitor
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2008, Nacional, p. A6

Nomeação de Martvs Chagas é publicada no 'Diário Oficial'

Decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado ontem no Diário Oficial da União nomeia interinamente o secretário-adjunto Martvs Antonio Alves das Chagas como ministro da Igualdade Racial. Ele acumulará as duas funções.

Militante do PT, Chagas integra desde 2005 a Comissão Executiva Nacional do partido como secretário de Combate ao Racismo. A comissão petista será reformulada ainda este mês, após a eleição interna realizada no ano passado.

Outro decreto veiculado ontem exonera a ex-ministra Matilde Ribeiro do posto, ¿a pedido¿. Ela entregou o cargo na sexta-feira, 19 dias após o Estado revelar a farra no uso dos cartões corporativos. Ao deixar o cargo, Matilde disse não estar arrependida com as despesas - só com aluguel de carros foram R$ 175 mil, entre agosto de 2006 e dezembro do ano passado, um recorde na Esplanada dos Ministérios. Ela foi a única ministra a usar cartão para despesas sistemáticas com locação de carros - média de R$ 9,7 mil mensais.

Matilde, assistente social de profissão, chegara ao cargo de ministra da Igualdade Racial, em março de 2003, por ser militante do movimento negro e filiada ao PT. À época, mal conhecia o presidente. Foi nomeada graças à indicação, por carta, de representantes do movimento negro próximos ao PT.

Quando deixou o posto, Matilde leu uma carta em que culpou dois funcionários por recomendarem o uso do cartão para pagar hospedagens, alimentação e locação de veículos. Eles foram demitidos. ¿Até então estava sendo orientada a usar o cartão como instrumento para essa agenda que tenho¿, justificou. Ela não explicou compras em free shop com cartão - segundo assessores, foram gastos pessoais.