Título: Corregedor começa a investigar Lobão Filho
Autor: Cassia, Rosana de
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2008, Nacional, p. A8

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), começa hoje a investigar o senador Edison Lobão Filho (DEM-MA), suplente que assumiu o cargo de seu pai e titular do mandato, Edison Lobão (PMDB-MA), nomeado ministro de Minas e Energia. Tuma pedirá informações sobre as denúncias contra o parlamentar ao Ministério Público, à Polícia Federal, à Receita e à Polícia Civil do Maranhão. Lobão Filho é suspeito de ser sócio oculto da distribuidora de bebidas Itumar, cujas cotas transferiu para a empregada doméstica de seu sócio.

Tuma vai solicitar cópia da perícia feita no documento de repasse das cotas. Segundo ele, a assinatura da empregada ¿parece que foi forjada¿.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) observou que, como a suspeita de corrupção se refere a fatos anteriores ao mandato, o Senado não tem como processar Lobão Filho por quebra de decoro. E ressaltou que já há jurisprudência firmada sobre isso no Supremo Tribunal Federal. ¿A investigação no Senado não existe; é só mais uma simulação do Tuma¿, disse.