Título: Votação de Huckabee ajuda vitória de McCain
Autor: Weisman, Jonathan
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2008, Internacional, p. A11

Divisão do voto conservador favorece senador republicano

Boa parte do sucesso de John McCain na Superterça foi obtido à custa da divisão do voto dos conservadores do Partido Republicano entre Mitt Romney e Mike Huckabee. O senador e favorito da corrida republicana obteve 43% dos votos em todo o país. Romney conseguiu cerca de 35,5% e Huckabee 21,5% - somados, os conservadores teriam 57% dos votos.

McCain chegou à condição de favorito contra todas as previsões. Considerado um liberal dentro do partido, o senador vem de uma derrota para o atual presidente, George W. Bush, nas primárias de 2000. Além disso, defende a guerra no Iraque, uma bandeira impopular. A candidatura de McCain, um veterano do Vietnã e ex-prisioneiro de guerra, quase naufragou em julho por falta de recursos e por causa da repercussão negativa de suas posições em relação à imigração - ele é o único republicano a favor do projeto do presidente Bush de regularizar a situação de 12 milhões de imigrantes ilegais.

¿Eu não quero me precipitar, mas acho que demos um grande passo para a nomeação¿, disse após a votação de terça-feira o supersticioso McCain, que evita falar em favoritismo.

ASCENSÃO

A outra surpresa da noite de terça-feira foi Huckabee, que depois do desempenho ruim na Carolina do Sul era tido como carta fora do baralho. Ele venceu em seu Estado, Arkansas, e também no Alabama, na Geórgia, na Virgínia Ocidental e no Tennessee, embolando ainda mais a corrida presidencial republicana.

McCain, que esperava sair da Superterça com a nomeação garantida, agora tem de se preocupar em descobrir as razões de não conseguir vencer em Estados profundamente republicanos. Romney, por sua vez, se quiser ter algum futuro na disputa, tem de entender por que não conquistou os votos conservadores que McCain perdeu. ¿Às vezes, uma pequena pedra é mais eficaz do que um traje blindado¿, disse Huckabee na terça-feira assim que soube dos resultados.

QUEDA

Apesar da vitória em Iowa, no mês passado, a campanha de Huckabee vinha se arrastando. Ed Rollins, seu principal estrategista político, afirmou que ele não gastaria mais de US$ 10 milhões em toda a campanha - três vezes menos do que o democrata Barack Obama arrecadou apenas no mês passado.

Nas últimas semanas, Romney reconheceu que Huckabee é um estorvo e fez um apelo para que o ex-governador do Arkansas se retirasse da campanha para deixar para ele o voto dos conservadores. Huckabee não quis nem saber e investiu seus limitados recursos no sul dos EUA, conquistando importantes vitórias. Seu problema agora é que resta apenas o Mississippi, único Estado sulista que ainda não votou. Os assessores de McCain vêem a ascensão de Huckabee como o fim da linha para Romney, incapaz de tirar vantagem dos sentimentos anti-McCain.

Romney, que torrou US$ 35 milhões na campanha, saiu da Superterça com força suficiente para continuar na briga. No entanto, em desvantagem na disputa, ele precisa ser mais agressivo para virar o jogo. Agora, ele apostará todas as suas fichas nas prévias de Kansas, Louisiana, Maryland, Virgínia e do Distrito de Colúmbia, que terão votação fechada para os republicanos e não permitirão a participação dos independentes. ¿Se Romney não conseguir vencer entre os republicanos mais tradicionais, não terá mais para onde ir¿, disse Rollins, seu braço direito.