Título: Candidatos já se preparam para nova maratona de prévias
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2008, Internacional, p. A12

Equilíbrio da Superterça reforça peso das próximas primárias para democratas e republicanos

Às vésperas de mais sete duras disputas que começam no sábado, Hillary Clinton e Barack Obama não terão tempo para descansar da Superterça. A partir de sábado, sete Estados estarão em jogo, valendo 467 delegados, quase um quarto dos 2.025 necessários para a vitória na convenção democrata.

A corrida recomeça no sábado com as primárias de Louisiana, Nebraska e Washington. No domingo, os democratas se enfrentam no Maine. Na terça-feira, Obama e Hillary disputam as prévias de Maryland, Virgínia e do Distrito de Columbia (Washington, capital).

No campo republicano, as próximas prévias definirão 245 delegados, cerca de 20% dos 1.191 necessários para a nomeação. Os três próximos confrontos acontecem no sábado, em Kansas, na Louisiana e em Washington. Na terça-feira, a disputa será em Maryland, na Virgínia e no Distrito de Columbia (Washington, capital).

A campanha de Obama, fortalecida por doações de U$ 32 milhões em janeiro, começou a exibir anúncios de TV nos Estados onde haverá disputa, especialmente na capital Washington, em Nebraska e em Louisiana.

Analistas e estrategistas independentes acreditam que a próxima rodada de primárias poderá favorecer Obama, principalmente porque o formato da votação no Estado de Washington, que distribui 97 delegados, é de caucus, o que favorece o candidato que tem uma boa organização de base, como tem Obama.

O senador deve se sair bem também na Louisiana por causa da grande população negra, principalmente em New Orleans, ainda às voltas com a recuperação do furacão Katrina. As disputas em Washington, capital, em Maryland e na Virgínia também favorecem Obama em razão da grande comunidade negra nesses Estados. Tad Devine, que foi um importante consultor político de Al Gore, em 2000, e de John Kerry, em 2004, disse que Obama está em vantagem. ¿Os próximos Estados são um terreno muito bom para ele¿, afirmou.

Obama também tem uma posição confortável para as primárias de 19 de fevereiro, quando votam Havaí e Wisconsin. O senador nasceu no Havaí e tem o apoio de Jim Doyle, governador de Wisconsin.

Em Ohio, no entanto, Hillary, que conta com o apoio do governador Ted Strickland, deve levar a melhor nas prévias de 4 de março. ¿Ohio é o marco zero do processo eleitoral americano. Esse poderá ser o dia que decidirá a eleição¿, disse Devine.

Na mesma data acontecem as prévias em Rhode Island, no Texas e em Vermont. Se ela não for resolvida no dia 4 de março, Hillary volta a estar em vantagem nas primárias seguintes, na Pensilvânia, em 22 de abril, com 188 delegados em jogo, já que recebeu apoio do governador do Estado, Ed Rendell.

Já entre os republicanos, Mitt Romney e Mike Huckabee terão uma boa chance de bater John McCain, uma vez que as primárias de Kansas, Louisiana, Maryland, Virgínia e Distrito de Colúmbia são abertas apenas para republicanos registrados, privando McCain do apoio dos independentes.

Os Estados de Wisconsin (dia 19) e Washington estarão abertos aos independentes, mas distribuirão seus delegados proporcionalmente - e não no sistema tradicional republicano em que o vencedor leva todos os delegados do Estado.

Em seguida, McCain, Romney e Huckabee se enfrentarão, dia 4 de março, em Ohio, Rhode Island, Texas e Vermont, onde os conservadores também tendem a favorecer Romney e Huckabee.

PRÓXIMAS PRÉVIAS

9/2 - Caucus republicano no Kansas e em Washington

9/2 - Prévia democrata e republicana em Louisiana. Caucus democrata em Washington e Nebraska

12/2 - Primárias dos dois partidos em Maryland, Virgínia e no Distrito de Columbia

4/3 - Primárias democratas e republicanas em Texas, Rhode Island, Vermont e Ohio.

11/3 - Mississippi realiza prévias dos dois partidos

22/4 - Primárias democratas e republicanas na Pensilvânia

6/5 - Carolina do Sul e Indiana têm prévias dos dois partidos

20/5 - Democratas e republicanos votam em Kentucky e Oregon

3/6 - Últimas primárias democratas, em Montana e Dakota do Sul, que terá também último caucus republicano

25 a 28/8 - Convenção democrata em Denver para nomear o candidato escolhido

1 a 4/9 - Convenção republicana em Minneapolis