Título: Donos de Fox denunciam acidentes com porta-malas
Autor: Aranda, Fernanda; Borges, Nícolas
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2008, Negócios, p. B14

Pelo menos oito motoristas teriam perdido parte dos dedos com operação do porta-malas

A vantagem de aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas do Fox, carro fabricado pela Volkswagen, transformou-se em uma armadilha para os proprietários. O equipamento opcional, disponibilizado na parte interna do veículo, já provocou ao menos oito acidentes graves - nos quais as vítimas tiveram um ou mais dedos da mão mutilados. No total, há relatos de 22 pessoas machucadas no País, que nos últimos três anos tiveram de unhas e peles arrancadas a esmagamentos e dedos decepados. O assunto foi tema de reportagem recente da revista Época.

O número de acidentados foi levantado por uma das vítimas, o químico Gustavo Funada, hoje com 51 anos. No final de 2004, ele perdeu a parte superior do dedo médio da mão direita no porta-malas do seu Fox e foi atrás de outras pessoas que sofreram o mesmo tipo de acidente. ¿Fiz um banco de dados e, de lá para cá, já são 22 pessoas cadastradas¿, conta Funada. ¿A empresa não tomou nenhuma providência efetiva. Por mês, são em média dois proprietários que entram em contato comigo por causa disso.¿

Os acidentes acontecem sempre da mesma forma. O usuário puxa uma pequena alça flexível que fica embaixo do banco traseiro, para afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro. O perigo é quando o motorista encaixa o dedo na argola dessa alça. Esse movimento faz com que uma mola seja destravada, pressionando o dedo do usuário e provocando uma reação parecida com o movimento de uma guilhotina.

Foi dessa forma que Funada perdeu a ponta do dedo. O pecuarista Antonio Edison Félix de Souza, 59 anos,descreveu dessa mesma maneira como teve o anelar, dedo médio e indicador da mão esquerda decepados em 2006. O mesmo ¿erro¿ de utilizar a argola da alça do porta-malas foi descrito por Marcos Aurélio Dias, 37 anos, que teve a ponta do dedo médio arrancada em janeiro.

Os acontecimentos recorrentes fizeram o engenheiro Márcio Montesani, especializado em perícias de automóveis, fazer uma vistoria do equipamento do Fox. ¿Já no final de 2006 ficou constatado que o manual do proprietário não alerta os usuários sobre as condições de risco. Não há nada que informe, de forma clara, os motoristas sobre os perigos de rebatimento do banco¿, afirma Montesani, que é membro da empresa Núcleo de Perícias Técnicas. ¿A alça para manusear o banco é feita com um material parecido com o cinto de segurança, que escorrega facilmente das mãos. Para ter mais firmeza, a pessoa automaticamente coloca o dedo na argola, e é aí que os acidentes acontecem¿, completa.

De acordo com o especialista, já existem indícios suficientes para a Volks realizar um recall do Fox, modelo que é vendido desde 2003 no Brasil. A mesma opinião tem a coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), a advogada Maria Inês Dolci. ¿Foram vários casos de consumidores lesados, em diferentes pontos do Brasil, o que já seria suficiente para um comunicado público para a empresa investigar se existem falhas no projeto.¿

A Volkswagen informou, pela assessoria de imprensa, ter conhecimento de que oito proprietários de veículos Fox tiveram dedos mutilados e recorreram à Justiça. Apesar disso, a empresa informou apenas que ¿o rebatimento é uma operação segura, bastando que sejam observados os procedimentos de manuseio indicados no manual do proprietário¿.