Título: Colasuonno é cotado para vaga em Minas e Energia
Autor: Lu Aiko Otta,
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2008, Nacional, p. A5

Ex-prefeito de SP e tesoureiro do PMDB deve ser novo secretário-executivo

Miguel Colasuonno, ex-prefeito de São Paulo e atual tesoureiro do PMDB paulista, é cotado para assumir o cargo de secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia. Foi o que informou o senador Edison Lobão (PMDB-MA), confirmado anteontem como novo ministro. Outro candidato, de perfil mais técnico, é Márcio Zimmermann, que concorreu ao posto de ministro e hoje é secretário de Planejamento Energético.

Colasuonno é apontado como indicação do ex-governador paulista Orestes Quércia e do presidente do PMDB, Michel Temer (SP). Ontem Lobão se reuniu com o ministro interino, Nelson Hubner. Criticado por ser um político leigo em energia, ele procurou mostrar familiaridade com o assunto e disse que, segundo a Cemig, as hidrelétricas de Minas deverão ¿verter¿ em março - abrirão as comportas por excesso de água.

Foi vago, porém, ao comentar o fato de o nível dos reservatórios haver coincidido com a curva de aversão ao risco - atingindo o patamar mínimo de segurança. Tampouco comentou sobre o leilão de energia de reserva programado para abril.

Lobão, que toma posse na segunda-feira, se reuniu duas vezes com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que resistia à escolha de um político sem experiência. Justamente por causa da pouca familiaridade com os temas é que a indicação do secretário-executivo é esperada com atenção. O anúncio deverá ser feito hoje.

Segundo Lobão, Colasuonno poderá ocupar alguma outra secretaria. Sobre Zimmermann, a opção técnica, comentou: ¿Se for escolhido, terá um upgrade.¿ Já Hubner avisou que deverá tirar ¿férias¿, mas voltará a ocupar um cargo no governo.

Lobão comentou que a pasta não foi entregue como ¿porteira fechada¿ - o PMDB não terá todos os cargos. Afirmou, ainda, que Dilma não lhe pediu que os atuais secretários fossem mantidos e acrescentou que o presidente Lula lhe deu liberdade para formar a equipe. COLABOROU LEONENCIO NOSSA