Título: São Paulo perdeu US$ 1,5 bilhão
Autor: Chiara, Márcia De ; Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2008, Economia, p. B6

Nos últimos dois anos, os pecuaristas do Estado de São Paulo deixaram de exportar para União Européia (UE) US$ 1,5 bilhão. A informação é do secretário da Agricultura, João Sampaio.

Segundo ele, São Paulo, que está há 12 anos sem um foco de febre aftosa, foi punido pela UE porque era, em 2005, um corredor de exportação da carne produzida em Mato Grosso do Sul, onde ocorreu a doença. ¿Eles alegaram, na época, que o controle era falho e embargaram as exportações paulistas. A suspensão não se justifica.¿

De lá para cá, a questão não foi resolvida, observa Sampaio. ¿Estamos fazendo gestão junto a UE e ao Ministério da Agricultura para suspender o embargo à carga paulista¿, conta.

Na análise do secretário, a UE se comporta com dois pesos e duas medidas. ¿A Inglaterra já teve focos de aftosa e as exportações para o bloco já foram retomadas. São Paulo, que há muito tempo não tem um foco de aftosa, ficou fora do mercado.¿

No meio dessas turbulências com os europeus, a Secretaria da Agricultura decidiu reforçar a defesa sanitária e está contratando 200 veterinários.

Links Patrocinados