Título: GE começa a produzir no País locomotivas de grande porte
Autor: Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2008, Negócios, p. B13
Dois terços da produção na fábrica de Minas Gerais serão para o mercado brasileiro
Leonardo Goy, BRASÍLIA
A General Electric (GE) fabricará locomotivas de grande porte no Brasil. O vice-presidente da companhia americana, John Rice, se reuniu ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto para tratar desse projeto. De acordo com Rice, a produção das primeiras máquinas já começou e a primeira unidade deverá ser entregue em maio.
As locomotivas serão construídas na fábrica brasileira da empresa em Contagem (MG). A General Electric do Brasil já fabrica, nessa unidade, desde a década de 70, locomotivas de até 3 mil HPs, usadas para fazer manobras. A novidade é que, agora, serão produzidas locomotivas de 6 mil HP, capazes de transportar cargas por longas distâncias.
Os investimentos na adaptação da fábrica não foram detalhados pela General Electric. De acordo com Rice, eles foram realizados ao longo do ano passado e fazem parte de um investimento global de US$ 100 milhões nessa unidade de negócios.
Inicialmente, a fábrica de Contagem terá capacidade para produzir 30 locomotivas de grande porte por ano. Mas a produção poderá ser até triplicada no futuro, dependendo da resposta do mercado.
Segundo Rice, dois terços da produção serão vendidos no mercado interno. O restante deverá ser exportado para seis países, entre os quais Colômbia, África do Sul e Jordânia.
Ainda de acordo com Rice, a General Electric está otimista em relação ao crescimento do mercado mundial. ¿Trabalhamos com uma perspectiva de o mercado brasileiro de locomotivas crescer cerca de 15% ao ano¿, explicou, acrescentando que essa expansão deverá ser puxada pelo aumento das exportações de produtores agrícolas e minérios.
Rice afirmou que o presidente Lula ficou ¿animado¿ com o anúncio do início da produção das locomotivas de maior capacidade. ¿Esse nosso programa de investimentos é uma resposta a um pedido, feito pelo presidente Lula em 2005, para fabricarmos locomotivas de maior porte no Brasil¿, contou Rice. ¿Poderíamos ter escolhido outros cinco, seis ou sete países.¿
De acordo com a GE, o governo de Minas Gerais ofereceu isenção de ICMS para a fabricação das novas locomotivas. ¿Trabalhamos por um programa para termos o mesmo tratamento dado aos equipamentos importados. Isso foi determinante para fazermos o investimento¿, disse o presidente da GE Transportation para a América Latina, Rafael Santana.
SANTOS
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou ontem a abertura do tráfego nos novos trechos de reforço do acesso ferroviário ao Porto de Santos (SP).
A obra, concluída recentemente, consiste em um terceiro trilho, de bitola estreita (1 metro de largura), com extensão de 24 quilômetros, ligando Cubatão (SP) ao Porto de Santos. Além disso, a obra incluiu a duplicação, em bitola larga, do trecho ferroviário de Cubatão até Conceiçãozinha (SP).
Links Patrocinados