Título: PSDB precisa ouvir FHC, afirma Serra
Autor: Darcie, Paulo
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2008, Nacional, p. A5
Ex-presidente sugeriu Kassab para prefeitura e Alckmin para governo
Paulo Darcie
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem que as opiniões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre os rumos da aliança entre seu partido e o DEM têm muito peso e devem ser discutidas pelos tucanos. ¿É uma opinião do ex-presidente, que deve ser sempre levada em conta. Pode ter gente de acordo e gente que discorde, mas tem de ser respeitada¿, afirmou.
Serra se referia às declarações de Fernando Henrique em entrevista ao Estado, publicada no domingo. O ex-presidente elogiou a atuação de Gilberto Kassab (DEM) à frente da Prefeitura de São Paulo e sugeriu que seria bom manter a aliança no município: a candidatura de Kassab à reeleição, combinada à do ex-governador Geraldo Alckmin para o Palácio dos Bandeirantes, em 2010, deixando Serra ¿livre¿ para concorrer à Presidência. ¿No caso da sucessão de Lula, não dá para dizer nada, embora hoje o Serra tenha mais pontos do que o Aécio¿, afirmou Fernando Henrique, na mesma entrevista.
Repetindo o ex-presidente, Serra afirmou ser preciso que as candidaturas do partido se decidam com base em uma estratégia. ¿É importante a idéia de se ter uma visão estratégica para decisões dessa natureza¿, destacou.
Questionado se a proposta de Fernando Henrique seria uma boa estratégia, Serra recuou: ¿Não vou me pronunciar a esse respeito.¿
Os outros dois envolvidos nos planos do ex-presidente divergem. Kassab acha natural tentar a reeleição, mas alega que o mais importante é manter a aliança. Ontem a cúpula do DEM - o presidente da legenda, Rodrigo Maia, e o ex-senador Jorge Bornhausen - desembarcou em São Paulo para mais uma reunião como prefeito.
Alckmin e sua base no PSDB deram a entender que os planos para 2008 ainda estão de pé. O tucano evitou falar sobre o assunto, mas defensores de sua candidatura disseram que a lógica de Fernando Henrique só funciona com o PSDB unido.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Walter Feldman, também aprova as idéias de FHC. ¿Sua tese estratégica está centrada numa maneira diferenciada de construção de alianças.¿
Links Patrocinados