Título: Ex-refém das Farc assume custódia provisória do filho que teve com rebelde
Autor: Costas, Ruth
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2008, Internacional, p. A8

Clara obterá guarda definitiva de Emmanuel, de 3 anos, após trâmite legal; segunda libertada também voa para Bogotá

Ruth Costas

Clara Rojas, a ex-refém das Farc libertada quinta-feira, assumiu ontem a guarda temporária do filho que nasceu no cativeiro, Emmanuel. Após os trâmites legais, ela terá a guarda definitiva da criança.

As imagens do primeiro encontro de Clara e Emmanuel em mais de dois anos foram divulgadas na madrugada de ontem pelo Instituto de Bem-Estar Familiar Colombiano (IBFC). Na gravação, Emmanuel aparece sempre de costas. Ele está alegre, brinca com Clara e a abraça.

Na última semana, psicólogas do IPFB mostraram a Emmanuel fotos da mãe para evitar que houvesse problemas de rejeição no primeiro encontro. Ele fez um desenho para entregar a Clara quando ela chegasse e ambos passaram a noite em um lugar não divulgado em Bogotá.

Clara, assessora da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, passou cinco anos em poder das Farc e foi libertada junto com a ex-senadora Consuelo Perdomo. Emmanuel é filho da ex-refém com um guerrilheiro.

Em 2005 o menino foi entregue pelas Farc a uma família no interior da Colômbia para que recebesse tratamento médico. O governo colombiano levantou a suspeita de que o menino, registrado como Juan David Tapiero, seria Emmanuel.

Cansada da recente maratona de viagens, entrevistas e exames médicos, ela passou o dia de ontem com a família. ¿Clara pede agora que todos a deixem tranqüila com seu filho. A idéia é que não a pressionem para que ela possa viver os momentos de intimidade com o menino¿, disse Elvira Forero, diretora do ICBF.

Enquanto isso, Bogotá se preparava para receber Consuelo, cuja chegada estava prevista para as 17 horas (20 horas de Brasília). A previsão era a de que ex-senadora se reuniria ainda ontem com os parentes dos 8 reféns que estiveram com ela no cativeiro e dos quais ela trazia fotos e cartas. ¿Estamos aguardando ansiosos, contando as horas para receber esse pedacinho de nossos parentes¿, disse ao Estado Lucy de Gechem, mulher do senador Jorge Eduardo de Gechem que, segundo Consuelo, é um dos reféns em mau estado de saúde.

Links Patrocinados