Título: McCain e Obama crescem nas pesquisas
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2008, Internacional, p. A10
Após prévias de New Hampshire e Iowa, candidatos recuperam esperança de obter indicações de seus partidos
Patrícia Campos Mello
As primárias de New Hampshire e o caucus de Iowa mudaram as percepções dos eleitores americanos sobre os candidatos à presidência. Pesquisas do Washington Post/ABC News e do New York Times/CBS News mostram que o republicano John McCain, antes visto como carta fora do baralho, é encarado agora como o candidato com maior possibilidade de ser eleito. A percepção de elegibilidade do democrata Barack Obama também subiu muito depois de Iowa e New Hampshire, mas sua rival Hillary Clinton ainda é encarada como a mais apta para ser presidente do país.
Acompanhe a cobertura online e especial sobre as prévias
McCain, que aparecia em quarto lugar nas pesquisas há alguns meses e quase viu sua candidatura naufragar em julho, deu um salto. No mês passado, segundo sondagem do Washington Post realizada entre 6 e 9 de dezembro, o republicano Rudy Giuliani era visto como o candidato com maior capacidade de liderança por 38% dos eleitores republicanos, enquanto McCain vinha em segundo lugar, com 19%. No entanto, em pesquisa feita entre os dias 9 e 12, McCain aparece na liderança, com 13 pontos porcentuais de vantagem sobre o ex-prefeito de Nova York.
A queda de Giuliani nas pesquisas foi notável. Em dezembro, ele era o primeiro em intenções de voto, com 25%, mas caiu para o quarto lugar agora (15%). Já McCain saiu do quarto lugar em dezembro (12%) e chegou ao primeiro (28%). Segundo a pesquisa, 57% dos eleitores têm opinião favorável sobre McCain.
Do outro lado, 42% dos eleitores democratas votariam em Hillary (queda de 11 pontos desde dezembro) e 37% em Obama (aumento de 14 pontos). Apesar de Hillary ainda ser a democrata com maior índice de elegibilidade, 43%, Obama vem se fortalecendo. Hoje, 36% dos eleitores democratas acreditam que o senador tem maiores chances de ser eleito presidente - em dezembro eram 16%. A senadora de Nova York caiu 16 pontos nesse quesito desde o mês passado.
A pesquisa do The New York Times também registrou um salto de Obama. Em dezembro, só 14% dos eleitores democratas acreditavam que ele seria o candidato mais forte para derrotar um republicano, número que passou agora para 35%.
De modo geral, a percepção dos eleitores sobre Obama ficou mais favorável depois de Iowa e New Hampshire - 33% acreditam que ele tem maior capacidade de liderança (diante de 19% em dezembro); 33% acreditam que é o mais apto a lidar com a economia (eram 18%); e 11% acham que ele tem mais experiência (eram 8%) - embora Hillary ganhe dele em todos esses quesitos. Além disso, 53% dos eleitores acham que Obama precisa de mais alguns anos de preparo para poder ser presidente. O senador só venceu a rival em quesitos como honestidade (38% a 30%) e candidato mais inspirador (50% a 35%).
De qualquer maneira, as pesquisas deixam claro que grande parte dos eleitores americanos ainda pode mudar de idéia. Entre os democratas, 57% já decidiram em quem votarão, mas 43% acham que ainda é cedo para escolher seu candidato. Entre os republicanos, a indecisão é maior, 72%. Só 27% dizem já ter candidato.
As próximas primárias podem mexer mais uma vez no cenário. Se McCain vencer Mitt Romney na primária de Michigan hoje, ele consolida sua liderança. Para o caucus democrata em Nevada, no sábado, Hillary está na frente, mas Obama conquistou o apoio de um importante sindicato local.
NÚMEROS
28% dos eleitores republicanos pretendem votar em John McCain, segundo pesquisa nacional `Washington Post¿/ABC News (16 pontos a mais do que em dezembro)
15% das intenções de voto republicanas vão para Rudy Giuliani. Ele caiu 10 pontos desde dezembro e foi ultrapassado por McCain, Mike Huckabee (hoje com 20%) e Mitt Romney (19%)
42% dos eleitores democratas pretendem votar em Hillary Clinton (queda de 11 pontos desde dezembro)
37% dos eleitores democratas pretendem votar em Barack Obama (14 pontos a mais do que em dezembro)
Links Patrocinados