Título: Israelenses e palestinos têm encontro positivo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2008, Internacional, p. A11

Israelenses e palestinos começaram a discutir ontem as questões mais polêmicas de seu conflito, em meio aos esforços patrocinados pelos EUA para obter um acordo de paz até o final do ano. Os principais negociadores, a chanceler israelense, Tzipi Livni, e o ex-primeiro-ministro palestino Ahmed Korei, reuniram-se durante duas horas em um hotel de Jerusalém.

Korei disse que as conversações foram positivas e as questões-chave - status de Jerusalém, refugiados palestinos, fronteiras e assentamentos judaicos - foram discutidas em termos gerais, mas advertiu que o caminho será difícil. Um funcionário israelense descreveu o clima nas conversações como ¿bom e construtivo¿ e disse que os dois concordaram em se reunir uma vez por semana.

A chanceler israelense disse que não ia divulgar detalhes do encontro, mas afirmou mais tarde ao Parlamento que está ¿preparada para fazer significativas concessões territoriais¿.

A reunião ocorreu dias após uma visita a Israel e à Cisjordânia do presidente americano, George W. Bush, que pressionou os dois lados a obter um acordo até o final do ano. Ele usou duros termos com Israel, ao dizer que é necessário pôr fim às ocupações israelenses.

Mas o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, declarou-se ontem cético sobre a possibilidade de um acordo com os palestinos. ¿Não estou certo de que possamos chegar a um acordo e aplicá-lo¿, disse Olmert ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Parlamento, segundo um funcionário de alto escalão do governo.

Funcionários israelenses disseram que Olmert está buscando um acordo que delineie o projeto para um Estado palestino, mas tenha sua aplicação adiada até que os palestinos possam garantir a segurança de Israel.

Links Patrocinados