Título: Bush sela venda de armas em Riad
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2008, Internacional, p. A11

Presidente americano busca reforçar a defesa de país aliado para conter o que os EUA vêem como ameaça do Irã

AP e Reuters

Em sua primeira visita à Arábia Saudita, o presidente americano, George W. Bush, deixou claro ontem seu empenho em levar adiante uma grande venda de armas a seu aliado-chave em uma região cuja estabilidade, segundo os EUA, está ameaçada pelo Irã. Coincidindo com a visita de dois dias de Bush a Riad, o governo americano comunicou formalmente ao Congresso sua intenção de vender à Arábia Saudita um sofisticado sistema de bombas guiadas. Após essa notificação, os deputados têm 30 dias para apresentar objeções à venda, no valor de US$ 123 milhões - parte de um pacote de US$ 20 bilhões em armas para a Arábia Saudita, Emirados Árabes e Kuwait.

A venda de armas é um elemento-chave na estratégia dos EUA para reforçar as defesas de seus aliados no Golfo Pérsico - como a Arábia Saudita e outras nações produtoras de petróleo nas quais a maioria da população é muçulmana sunita - contra as ameaças do Irã, de maioria xiita.

Um dos principais objetivos da viagem de Bush ao Oriente Médio é convencer os líderes da Arábia Saudita - assim como do Kuwait, Bahrein e Emirados Árabes, países que ele já visitou - de que os EUA estão empenhados em impedir que o Irã desestabilize a região, apesar de um relatório da inteligência americana ter concluído que Teerã congelou seu programa de armas nucleares em 2003.

Outro objetivo é impulsionar o processo de paz palestino-israelense. Ontem, durante conversações em Riad com o rei Abdala, que começaram durante o jantar e se estenderam até tarde da noite, Bush pediu apoio para o processo. Pela manhã, Bush visitou Dubai, onde manteve a pressão contra Teerã, embora os Emirados Árabes sejam o principal parceiro comercial do Irã.

Links Patrocinados