Título: Petrobrás descobre gás natural no Peru
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2008, Economia, p. B3

Descoberta resulta de parceria com empresas da Espanha e dos EUA

Kelly Lima

A Petrobrás anunciou ontem uma nova descoberta de reserva de gás natural no Peru, em parceria com a espanhola Repsol e com a americana Burlington Resources. A descoberta está localizada no poço exploratório Kinteroni X1 do Bloco 57, situado na província de Cuzco, nas proximidades da reserva gigante de gás natural de Camisea.

Segundo a estatal, os primeiros testes de produção, ainda em andamento, registraram vazão de um milhão de metros cúbicos de gás e 198 metros cúbicos de condensados por dia.

O volume, que pode ser considerado à primeira vista pequeno, ainda deverá ser mais bem detalhado. A nova jazida descoberta também está próxima aos blocos 58 e 110, onde a Petrobrás tem atividades exploratórias com 100% de participação.

Em Kinteroni, a Petrobrás detém uma fatia de 36,15%. O projeto é operado pela Repsol, dona de 41% das ações. A participação da Burlington, de 23,85%, está sendo negociada pelos outros sócios.

ANTECIPAÇÃO

A descoberta havia sido comentada pelo diretor internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, em jantar com jornalistas no fim de 2007.

Na ocasião, Cerveró chegou a dizer que era uma reserva importante e de dimensões ¿consideráveis¿, o que provocou expectativa entre analistas de mercado sobre a possibilidade de haver um volume equivalente ao que a estatal importa hoje da Bolívia (30 milhões de metros cúbicos diários) na região.

Os primeiros testes, ainda em andamento, garantem a produção de 1 milhão de metros cúbicos de gás e 198 metros cúbicos de condensado (óleo leve extraído junto ao gás) por dia, segundo nota distribuída pela Petrobrás.

No texto do comunicado, a Petrobrás informa que a estrutura da descoberta de Kinteroni tem extensão superior a 22 quilômetros e aproximadamente 115 metros de reservatórios líquidos de gás e condensados.

¿Ainda que os dados disponíveis não permitam definir com exatidão os recursos do descobrimento, as dimensões da estrutura permitem acomodar volumes de cerca de 2 TCF (sigla em inglês para trilhão de pés cúbicos, o equivalente a 56 bilhões de metros cúbicos)¿, informou a empresa ontem ao mercado.

Links Patrocinados