Título: Senador vence e detém avanço de Romney
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2008, Internacional, p. A8
Disputa está indefinida e não será decidida por consenso, mas por número de delegados eleitos
The New York Times, Charleston, EUA
Com o sucesso de sábado na Carolina do Sul, o senador John McCain realizou um feito inédito entre os pré-candidatos republicanos na atual campanha: venceu duas disputas concorridas. Não por acaso, a última vitória, na Carolina do Sul, foi no Estado que arruinou sua campanha em 2000.
Em quase qualquer outro ano eleitoral, uma vitória como essa - especialmente em um Estado que tem o histórico de apoiar o futuro candidato republicano - seria um impulso definitivo rumo à nomeação. Contudo, talvez isso não ocorra desta vez. A vitória de McCain o ajudou a deter o avanço de um de seus principais rivais, Mike Huckabee, que considerava a Carolina do Sul, com sua enorme população de evangélicos, como um terreno fértil. Assim, Huckabee, depois de vencer em Iowa, colecionou sua terceira derrota seguida.
Levando em conta que a candidatura de McCain era considerada um fracasso há poucos meses, sua reação foi impressionante. Até agora, contudo, ele foi beneficiado por um calendário de campanha perfeito para suas necessidades políticas.Suas duas primeiras vitórias ocorreram em Estados (New Hampshire e Carolina do Sul) onde os eleitores independentes - mais entusiasmados com McCain do que os próprios republicanos - podem votar nas primárias do partido. De agora em diante, o cenário será diferente - a começar pelas primárias na Flórida, abertas apenas para os republicanos.
McCain venceu na Carolina do Sul no mesmo dia em que os democratas de Nevada deram à senadora Hillary Clinton a segunda vitória consecutiva sobre o senador Barack Obama. As duas campanhas, porém, começaram imediatamente a discutir o que definiria uma vitória no Estado, já que Obama, no fim, ganhou mais delegados.
Cada vez mais, Obama e Hillary vêem o processo como uma disputa por delegados. Os democratas já não esperam que algum candidato vença uma série de prévias seguidas a ponto de consolidar o apoio do partido.
Os republicanos estão em situação parecida. Mitt Romney saiu-se mal na Carolina do Sul, apesar de ter investido muito tempo e dinheiro no Estado. No entanto, ele venceu em Nevada, no sábado, e ganhou mais delegados lá do que McCain na Carolina do Sul.
AFUNILAMENTO
As primárias da Carolina do Sul podem ter afunilado um pouco a disputa republicana, uma vez que o desempenho de Fred Thompson pôs em dúvida o futuro de sua candidatura. O ex-prefeito nova-iorquino Rudy Giuliani, que investiu tudo na Flórida, é outro que pode dar adeus à corrida caso perca no Estado.