Título: Vitória põe McCain de novo na briga
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/01/2008, Internacional, p. A8

Após triunfo na Carolina do Sul, campanha do senador segue para a Flórida, novo palco da disputa republicana

Reuters, Charleston, EUA

O senador John McCain conseguiu uma vitória apertada sobre o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, nas primárias de Carolina do Sul, realizadas no sábado. Com 97% dos votos apurados, McCain tinha uma vantagem de pouco mais de 3 pontos porcentuais com relação a Huckabee (33,2% a 29,8%). Na disputa pelo terceiro lugar, o ex-senador Fred Thompson venceu apertado o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney (15,8% a 15,1%), que no sábado havia garantido a vitória no caucus republicano de Nevada.

Aos 71 anos, McCain pode tornar-se a pessoa mais velha já eleita para um primeiro mandato presidencial. Em 2000, o senador perdeu para George W. Bush exatamente na Carolina do Sul em uma disputa marcada pela troca de acusações entre os dois. Ontem, ele considerou a vitória no Estado como uma volta por cima. ¿Sabe, demorou um pouco, mas o que são oito anos entre amigos?¿, brincou McCain.

FLÓRIDA

A Carolina do Sul foi sua segunda vitória na atual corrida presidencial - a primeira foi em New Hampshire. Apesar de Romney ter levado a melhor em três Estados - Wyoming, Michigan e Nevada - analistas dizem que McCain deve chegar com certa vantagem à Flórida, local das próximas prévias republicanas, dia 29.

¿Temos um longo caminho adiante e algumas disputas difíceis pela frente¿, comemorou McCain em entrevista coletiva concedida ontem, em Charleston, na Carolina do Sul. ¿Essa vitória me dará uma grande ajuda na Flórida.¿ O otimismo do senador é em razão do fato de de que, desde 1980, todos os candidatos que venceram na Carolina do Sul acabaram garantindo a nomeação republicana.

Como agora as atenções dos pré-candidatos republicanos estão voltadas para as primárias da Flórida, McCain aproveitou para atacar o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani. Em uma estratégia arriscada, Giuliani praticamente abandonou a campanha presidencial até aqui e concentrou tempo e dinheiro na Flórida.

SUPERTERÇA

A aposta de Giuliani, que liderava a campanha republicana até o início das primárias, era que nenhum republicano dominaria a corrida - o que de fato ocorreu - e que uma vitória na Flórida o colocaria em posição de vantagem na Superterça, dia 5, quando serão escolhidos cerca de 40% dos delegados republicanos em 22 Estados americanos.

¿Eu entendo perfeitamente que alguém que ainda não tenha entrado na disputa comece a atacar os favoritos¿, disse McCain, em referência a Giuliani, que reagiu. ¿Estou preparado para ataques de todos os lados¿, disse. As últimas pesquisas na Flórida mostram quatro candidatos praticamente empatados na liderança. McCain tem 23% das intenções de voto e é seguido por Giuliani, com 20%, Romney, com 18%, e Huckabee, com 17%. Na noite de sábado, Duncan Hunter, um deputado republicano conservador da Califórnia, disse na noite de sábado que estava retirando sua candidatura presidencial.

RESULTADOS

Primárias republicanas na Carolina do Sul (97% dos votos apurados)

John McCain - 33,2%

Mike Huckabee - 29,8%

Fred Thompson - 15,8%

Mitt Romney - 15,1%

Ron Paul - 3,7%

Rudy Giuliani - 2,1%