Título: Alckmin e Kassab abrem diálogo
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/01/2008, Nacional, p. A10

Ex-governador e prefeito conversaram ontem por cerca de uma hora sobre futuro político e briga pela prefeitura

O presidente do PSDB paulista, José Henrique Reis Lobo, reuniu ontem num almoço em sua casa o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM). Os três conversaram por cerca de uma hora sobre a eleição e o futuro político dos dois pretendentes à Prefeitura de São Paulo.

Foi o primeiro encontro em muito tempo entre os pré-candidatos, e ocorreu num clima ameno, segundo um auxiliar de Alckmin. Os dois deixaram claro que não há intransigências e o importante é buscar uma estratégia que satisfaça ao PSDB e ao DEM. Para integrantes dos dois partidos, a conversa valeu não pelo que foi dito - nada conclusivo -, mas por representar um gesto de aproximação, numa semana em que os ânimos se acirraram e a fratura entre PSDB e DEM ameaçou crescer.

O encontro é parte de uma rápida temporada de caça de Alckmin. Horas antes, ele falou com o ex-senador e ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen, articulador da candidatura Kassab. Na noite anterior, visitara o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Também na segunda-feira, deputados alckmistas haviam discutido o futuro na casa do deputado Bruno Covas.

Com Bornhausen, o ex-governador insistiu em que o PSDB deve ter candidato próprio em São Paulo e não descartou a candidatura sem apoio do DEM. A aliança, ponderou, pode vir no segundo turno. Mas repetiu o que havia dito a FHC: ¿Alianças com o DEM eu faço desde 2002. Meu vice era um líder do então PFL, José Jorge. Portanto, sou o menos suspeito de qualquer iniciativa contra uma aliança.¿ Quanto à estratégia para 2010, defendida pelo DEM, ele ponderou: ¿Mas antes de 2010 temos 2008. E, se cometermos um erro, pode mudar tudo.¿

De manhã, Alckmin recebeu 21 dos 27 candidatos do PSDB a prefeito na região metropolitana. Eles foram anunciar o apoio à sua candidatura.

Nos próximos dias, Alckmin deve se reunir com o governador José Serra, que na semana passada se queixou com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), de que o ex-governador não o procurava para discutir o assunto. Serra, que esteve na segunda-feira em um jantar de confraternização dos partidários do DEM, é um dos principais defensores de candidatura de Kassab com apoio tucano. Guerra viria ontem à noite a São Paulo para novas reuniões.

Preocupada com as discussões dos líderes de seu partido, a líder do PSDB na Assembléia Legislativa, Maria Lúcia Amary, anunciou que reunirá os 21 deputados estaduais tucanos em 12 de fevereiro para discutir a eleição no Estado. O projeto, já definido, é convocar Alckmin, Serra e Fernando Henrique.

¿Somos a maior bancada e nosso papel é ouvir todos os lados envolvidos, para que a decisão final do partido represente a vontade geral¿, avisou a líder. ¿O que não podemos é embarcar em um ou outro lado ou ver decisões sendo tomadas apenas por algumas lideranças¿, avisou.

PDT LANÇA PAULINHO

O PDT vai lançar amanhã a pré-candidatura do deputado e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, para a prefeitura. É o primeiro a se colocar na disputa.

Em 2004, Paulinho terminou a eleição em quinto lugar. O que animou o PDT e o próprio deputado a lançar novamente a candidatura foi seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto. Levantamento do Datafolha de dezembro deu a Paulinho 5% de preferência do eleitor