Título: Nervosismo coincide com dia mais triste do ano
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2008, Economia, p. B3
O forte nervosismo que se abateu sobre o mercado europeu ontem coincide com a chamada ¿Blue Monday¿, dia considerado o mais triste do ano para os britânicos, definido a partir de uma fórmula criada pelo psicólogo e ex-acadêmico da Universidade de Cardiff, no País de Gales, Cliff Arnall.
O estudioso divulgou a data da ¿Blue Monday¿ pela primeira vez em 2005. Segundo ele, uma série de fatores contribui para se detectar qual é o dia mais triste do ano: as condições do clima, o fim dos feriados de final de ano, a chegada das contas das compras feitas no Natal e o fracasso das promessas de ano novo, entre outros.
Pelos cálculos de Arnall, a ¿Blue Monday' cai na segunda-feira da última semana cheia de janeiro, ou seja, coincidentemente ontem, 21 de janeiro, dia de pânico nas bolsas européias. ¿Os recentes movimentos do mercado de ações global sugere que os investidores compartilham desse sentimento (sobre a `Blue Monday¿)¿, afirma o economista-chefe do Royal Bank of Scotland, Andrew McLaughlin, em relatório.
Apesar da falta de embasamento científico, a data é bastante abordada pela imprensa britânica, que aponta dicas para amenizar os efeitos depressivos do dia mais triste do ano.