Título: Clinton reconhece vantagem de Obama na Carolina do Sul
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2008, Internacional, p. A15

Ex-presidente diz que raça ajuda senador nas prévias democratas de amanhã; candidatos trocam farpas

NYT E AP

O ex-presidente Bill Clinton reconheceu publicamente pela primeira vez que sua mulher Hillary pode perder as primárias da Carolina do Sul para o senador Barack Obama por causa do voto negro. 'Eles estão conseguindo votos em função de sexo e raça. Por isso é que as pessoas me dizem que Hillary não tem chance de ganhar aqui', disse Clinton, referindo-se aos dois pré-candidatos democratas.

Em mais um capítulo do embate Hillary-Obama, a campanha da senadora veiculou ontem um anúncio de rádio na Carolina do Sul sugerindo que seu adversário aprovou idéias republicanas. A propaganda, no entanto, tirou de contexto uma declaração dada por Obama pouco antes do caucus de Nevada em que ele reconhece pontos positivos na agenda política dos republicanos.

O senador rebateu. 'Hillary Clinton dirá qualquer coisa para ser eleita', afirmou ontem Obama durante comício no Estado. O ataque irritou também vários tradicionais membros o partido, como os senadores Patrick Leahy, presidente da Comissão de Justiça do Senado, e Edward Kennedy, que temem que a briga possa rachar o partido e prejudicar os democratas nas eleições em novembro.

ATAQUES

Na quarta-feira, Clinton defendeu-se das acusações de que ele e sua mulher teriam introduzido a questão racial na campanha. Gritando com um jornalista da CNN, Clinton disse que o comitê de Obama estava 'alimentando' a imprensa para manter a questão racial nas manchetes.

'Eles sabem que é isso o que vocês querem cobrir', disse Clinton para a jornalista, com o dedo em riste. 'Isso é uma vergonha', gritou, enquanto os seguranças o afastavam das câmeras de TV.

A folgada vantagem de Obama na Carolina do Sul sofreu uma ligeira queda. Ontem, segundo pesquisa da Reuters-Zogby, o senador tem agora 39% das intenções de voto, enquanto Hillary tem 24% - na mesma pesquisa divulgada antes do debate, na segunda-feira, Obama vencia por 43% a 24%. Quem surpreendeu foi o ex-senador John Edwards, que subiu 3 pontos porcentuais e chegou a 19%, agora em empate técnico com Hillary.

FRASES

Bill Clinton Ex-presidente dos EUA

'Eles (Obama e Hillary) estão conseguindo votos em função de sexo e raça. Por isso é que as pessoas me dizem que Hillary não tem chance de ganhar aqui.'

Barack Obama Senador e pré-candidato democrata

'Hillary Clinton dirá qualquer coisa para ser eleita.'

Links Patrocinados