Título: Golpista francês apostou 50 bilhões
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2008, Economia, p. B1

O operador que fraudou o banco francês Société Générale em 4,9 bilhões tinha apostado mais de 50 bilhões em contratos futuros de índices de bolsas de valores européias. A informação foi divulgada ontem por Raymond Soubie, conselheiro do presidente Nicolas Sarkozy. O montante supera o valor de mercado da instituição, a segunda maior do país por esse critério, de 35,9 bilhões.

Soubie usou o caso para pedir ¿maior transparência¿ e controle na movimentação de capitais. ¿Questões sobre os controles internos do sistema bancário terão de ser respondidas. É muito espantoso que apenas uma pessoa tenha construído uma posição de mais de 50 bilhões sem ser flagrada¿, afirmou Soubie à televisão francesa.

¿É um caso surpreendente, mas, uma vez que a administração do banco diz isso, por que não acreditarmos neles?¿, indagou. ¿De qualquer modo, há investigações em andamento sobre o assunto e vamos descobrir exatamente o que aconteceu.¿

As palavras de Soubie sintetizaram o clima de cobrança que se instalou na França contra a direção do banco. O primeiro-ministro, François Fillon, criticou abertamente a instituição por não ter advertido antes o governo sobre o problema.

¿Fui notificado, junto com as outras autoridades estatais, na quarta-feira¿, afirmou. ¿Talvez o governo pudesse ter sido informado antes.¿ Autoridades disseram, sob condição de anonimato, que Sarkozy também ficou irritado com a demora para ser avisado.

A cúpula do Société Générale informou, na quinta-feira, que o responsável pela fraude é o operador Jerome Kerviel, de 31 anos. Alguns especialistas, porém, têm levantado dúvidas sobre a versão oficial de que Kerviel teria feito tudo sozinho.

¿Estão dizendo que tudo isso foi sutilmente concebido, mas alguém financiou o colateral (contraparte das operações de Kerviel) ou o que foi necessário para sustentar essas posições¿, disse Derek Chambers, da Standard & Poor¿s Equity Research.

¿Ainda há uma sensação de total incompreensão. Por que os intermediários nunca avisaram ao Société?¿, indagou Frederic Hamm, administrador da Agilis Gestion.

Segundo informações de mercado, o desmonte das operações de Kerviel foi um dos responsáveis pela forte derrubada das bolsas européias na segunda-feira.

O Société Générale publicou ontem anúncios de página inteira nos principais jornais franceses com um pedido de desculpas assinado pelo seu presidente, Daniel Bouton. ¿Entendo perfeitamente sua decepção e irritação. A situação é completamente inaceitável¿, dizia o texto.

Kerviel continua desaparecido. Ontem, policiais à paisana estiveram no apartamento onde o fraudador vivia, em Neuilly, subúrbio de Paris. Segundo testemunhas, eles deixaram o local carregando uma grande caixa.