Título: Brasileiro compra mais jipes e utilitários esportivos importados
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2008, Negócios, p. B9

Outra categoria que ganhou adeptos no País foi a de veículos de luxo, mas sem ostentação. Jipões ou utilitários esportivos (SUVs)puxaram a fila do mercado premium dos importados. ¿Consumidores dessa classe optaram pelo conforto e a tecnologia, sem necessidade de ostentação¿, diz o diretor de marketing e vendas da Land Rover Brasil, Luiz Tambor.

A marca inglesa, que só opera no segmento de utilitários, vendeu 3.156 unidades no ano passado, 57% a mais na comparação com 2006. Foi o melhor resultado em 17 anos de atuação no País. Os modelos da marca custam de R$ 139 mil (Defender) a R$ 376 mil (Range Rover Sport V8).

¿Adicionamos conforto, tecnologia, performance e acabamento esmerado ao estilo off-road (fora de estrada)¿, diz Tambor, ao justificar o desempenho da empresa que, em 2005, suspendeu a produção do antigo Defender no País e passou a atuar como importadora.

Prestes a ser vendida provavelmente para o grupo indiano Tata, a Land Rover, pertencente à Ford, não descarta a retomada, no futuro, de uma linha de montagem do País,. ¿Se o mercado brasileiro continuar crescendo pode ser que o novo grupo volte a ter uma base aqui, para fornecer a toda a América Latina¿, diz Tambor.

PORSCHE

A Porsche vendeu 459 veículos em 2007, dos quais 303 foram do utilitário Cayenne. Foram 13% unidades a mais que no ano anterior, mas a empresa teve problemas para importar carros porque a matriz estava com dificuldade em atender à demanda mundial.

Philip Derderian, diretor geral do Grupo Chrysler no Brasil, que representa também as marcas Dodge e Jeep, confirma que houve uma migração de clientes para as SUVs. ¿Antes, os jipes eram rústicos, mas nos últimos anos ficaram mais confortáveis, com alta tecnologia e seguros.¿ A empresa vendeu 800 unidades desses veículos, volume que só não foi maior porque houve a interrupção, por cinco meses, da importação da Cherokee, para a chegada, a partir de fevereiro, da nova versão do modelo.

Chrysler, Dodge e Jeep, marcas agora separadas da Mercedes-Benz com o fim da DaimlerChrysler, venderam 4.826 veículos, um aumento de 29% em relação a 2006. Metade do volume foi do modelo Chrysler PT Cruiser, cujos preços variam de R$ 68,9 mil a R$ 94,9 mil.

Derderian acredita que o real valorizado frente ao dólar foi um dos fatores que ajudou o mercado de luxo, além da estabilidade da economia e dos acordos bilaterais que permitem a compra de países como o México sem impostos de importação.