Título: Recorde na venda de carros de luxo. Graças ao crediário
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2008, Negócios, p. B9

Com financiamento de 24 meses, as compras de modelos de até R$ 2 milhões subiram 37%

As vendas de carros arrancaram no ano passado, chegando a 2,4 milhões de veículos, com crescimento de 27% em relação a 2006. Um dos segmentos que normalmente fica na lanterninha do mercado, mas que dessa vez teve desempenho superior aos demais, foi o de alto luxo. Modelos de grife, com preços acima de R$ 100 mil, apresentaram crescimento de 37,5% nas vendas em 2007. No lado oposto do mercado, as compras de carros populares - na faixa de R$ 25 mil a R$ 30 mil - cresceram 22%.

Esse mercado de elite movimenta um número pequeno de carros, mas de valor muito alto. Considerando as oito marcas mais luxuosas vendidas no País, a soma chegou a 8.351 unidades, ante 6.070 em 2006. Das vendas do ano passado, 30 unidades foram de Ferrari, duas a mais que no ano anterior. Só com a venda de oito unidades da versão 599 GTB, que custa R$ 2,1 milhões cada, a marca faturou o suficiente para a aquisição de 672 modelos Celta, Ka, Palio ou Clio, que custam na casa dos R$ 25 mil.

Do popular ao luxo, o que ajudou a puxar o mercado foi a estabilidade econômica e o financiamento com juros baixos. Para os modelos mais baratos, parcelas diluídas mensalmente em planos que chegaram a 84 meses fizeram a prestação caber no bolso de consumidores de baixa mais renda.

Na categoria premium, clientes tradicionais, como executivos e empresários, preferiram investir o dinheiro que seria usado para quitar o carro e parcelar uma parte do pagamento em até 24 parcelas.

Nessa categoria estão as marcas Audi, BMW, Ferrari, Jaguar, Maserati, Mercedes-Benz, Porsche e Volvo. A Volkswagen entra na lista apenas com um modelo, o Touareg, de acordo com classificação feita pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).

¿O crédito ajudou muito¿, atesta o diretor da concessionária BMW Eurobike, Sérgio Rocha. No ano passado, 60% das vendas da loja foram financiadas. Em quatro meses, uma loja recém-aberta em São Paulo vendeu 130 veículos.

Um BMW 320ia, que custa R$ 162 mil, pode ser comprado na loja com 20% de entrada (R$ 32,4 mil) e 24 parcelas de R$ 6.491. Só as parcelas pagas nesse período darão quase o total do preço do carro (R$ 155,7 mil), mas os clientes viram vantagem em parcelar uma parte da compra e aplicar no mercado financeiro o dinheiro que seria usado no pagamento à vista.

Na Jaguar - que oferece modelos com preços de R$ 178 mil a R$ 520 mil -, 30% das vendas eram feitas por meio de financiamento em 2005. No ano passado, a participação nas vendas a prazo dobrou. ¿Os clientes Jaguar financiam o carro como pessoa jurídica, para obter abatimento do imposto de renda, ou pessoa física, para investir o dinheiro¿, explica um porta-voz da importadora.

ÍCONES

As vendas da Mercedes-Benz e da BMW, consideradas ícones no mercado de luxo de automóveis, cresceram 24,5% e 22%, respectivamente. Para a Mercedes, foi o maior volume de vendas da marca no País nos últimos oito anos. Foram 2.636 unidades, ante 2.117 em 2006. Com 1.148 unidades, o sedã Classe C, que custa entre R$ 164,5 mil e R$ 219 mil, foi o mais vendido. A BMW vendeu 2.608 veículos e o carro-chefe foi o sedã 320, com preço de R$ 170 mil.

A Audi comercializou 1.595 veículos, 106,7% a mais que em 2006, tendo como líder de vendas o A3 Sportback, substituto da versão que deixou de ser fabricada no Brasil em 2006. O modelo importado custa de R$ 110,9 mil a R$ 145,5 mil.

A Audi também abandonou a produção nacional para tornar-se apenas importadora. No ano passado, a Audi passou a trazer ao País o Q7, único utilitário-esportivo da marca, que teve 125 unidades vendidas a R$ 349 mil cada.

A Audi atingiu venda média de R$ 148 mil por modelo vendido no ano passado, ante R$ 101,6 mil em 2006. Para este ano, com o lançamento de novos produtos, a média deve subir para R$ 182 mil, calcula a empresa. Entre as novidades previstas para os próximos meses está o superesportivo R8, que terá preço na faixa de R$ 600 mil a R$ 700 mil.

A Volvo, com modelos de R$ 89,9 mil a R$ 269 mil, dobrou suas vendas no País. No ano passado, foram 882 unidades comercializadas, ante 441 em 2006.

Outra marca de modelos superluxuosos, a Maserati, vendeu 25 unidades, cinco a mais do que em 2006. Os consumidores desembolsaram entre R$ 590 mil e R$ 720 mil por unidade.

Já a Volks, marca que não tem tradição no mercado de alto luxo no Brasil, aparece na lista da Abeiva por causa do utilitário Touareg, importado da Alemanha por US$ 106,5 mil (R$ 190,3 mil) na versão com motor V6 e US$ 132,4 mil (R$ 236,5 mil) com motor V8. As vendas de Touareg, porém, superaram em apenas seis unidades o volume de 2006, chegando a 116 unidades.