Título: Congonhas ganha túnel e área de embarque será ampliada
Autor: Brandalise, Vitor Hugo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2008, Metrópole, p. C3

Passagem sob avenida leva nome de Paulo Autran; Infraero vai tirar lojas e aumentar espaço de passageiro

O governador José Serra, o prefeito Gilberto Kassab, e o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, inauguraram ontem o Túnel Paulo Autran, que liga a Avenida Washington Luís ao Aeroporto de Congonhas, zona sul. Trata-se de uma tentativa de desafogar o tráfego na região. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 4.500 veículos circulam por hora pela avenida no sentido zona sul nos horários de pico - 1.800 em direção ao aeroporto. Gaudenzi afirmou que a área de embarque de Congonhas será ampliada, ocupando parte do local onde ficam as lojas. ¿Há lojas demais e pouco espaço para o passageiro.¿

Com a abertura do túnel, de 310 metros de extensão, o semáforo no cruzamento da Washington Luís com o aeroporto foi eliminado. Serra disse que a obra, que custou R$ 23 milhões, vai ¿duplicar¿ a capacidade de tráfego no acesso ao aeroporto.

Para o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, haverá um ¿ganho substancial de velocidade¿ em todo o corredor norte-sul, nos dois sentidos. ¿Com as entradas de embarque e desembarque separadas e a eliminação do sinal, teremos uma melhoria de trânsito em toda a Washington Luís e a 23 de Maio.¿

Vários atores e atrizes estiveram na inauguração, por causa da homenagem a Autran. ¿Agora, todas as pessoas que passarem por aqui lembrarão ainda mais do Paulo¿, disse Karin Rodrigues, viúva do ator.

Quanto à ampliação da área de embarque, Gaudenzi prometeu que a alteração sairá logo. ¿Como é uma modificação quase de layout dentro do aeroporto, são obras muito pequenas e seguramente serão iniciadas ainda este ano.¿ Gaudenzi disse também que a Infraero já estuda, em fase preliminar, o prolongamento das pistas do aeroporto da zona sul.