Título: Líder das Farc pega 60 anos de prisão nos EUA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/01/2008, Internacional, p. A18
EFE e AFP
O comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Ricardo Palmera, conhecido pelo codinome de Simón Trinidad, foi condenado ontem por um tribunal dos EUA a 60 anos de prisão pelo seqüestro de três americanos. Numa declaração após o anúncio da sentença, Trinidad qualificou seu julgamento de um ¿ato político¿ e reiterou seu compromisso com a guerrilha: ¿Viva as Farc, exército do povo.¿
Trinidad foi considerado culpado pelo seqüestro dos americanos Thomas Howes, Marc Gonsalves e Keith Stansell, que participavam de ações antidrogas na Colômbia quando seu avião caiu numa área dominada pela guerrilha, há cinco anos. Ele foi preso e extraditado em 2004 e também é julgado por narcotráfico.
Hoje as Farc pedem a libertação de Trinidad, da guerrilheira conhecida como Sonia, também extraditada, e de 500 rebeldes presos na Colômbia. Em troca, dizem estar dispostas a libertar 44 reféns políticos, incluindo os americanos.
No sábado, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, ordenou ao Exército que localize e cerque os acampamentos nos quais os rebeldes mantêm reféns. Ontem, a França pediu que ele desista de qualquer ação que possa ¿colocar em perigo¿ a vida dos seqüestrados.
Links Patrocinados