Título: Para Tesouro, Brasil sairá fortalecido da turbulência
Autor: Graner, Fabio; Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2008, Economia, p. B3

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse ontem em entrevista ao Broadcast ao Vivo, da Agência Estado, que o Brasil vai sair mais forte do que entrou desse período de crise internacional e mostrará ao mundo que o País mudou.

¿Não tenho nenhuma dúvida disso. O Brasil sai mais forte do que entrou¿, afirmou. ¿E 2008, em razão de uma situação internacional mais difícil, será o ano em que mostraremos, e já estamos mostrando, que o Brasil mudou. O Brasil hoje enfrenta desafios internacionais de forma bem mais diferente do que no passado.¿

Segundo Augustin, as agências internacionais de classificação de risco reconhecerão essa melhora da economia e elevarão o Brasil à condição de país com grau de investimento - o que abre as portas dos recursos dos fundos de pensão dos países desenvolvidos. Ele evitou, no entanto, estabelecer prazos. O secretário destacou que, no ano passado, em meio à crise, o Brasil recebeu um upgrade da sua avaliação por uma agência de classificação de risco.

Ele admitiu que as turbulências provocadas pela economia americana podem levar a um crescimento menor do País. Mas o impacto, acredita, será menor do que no passado.